Esta formação permite dominar os fundamentos da ciência de implementação e aprender a aplicar frameworks e modelos para criar, avaliar e co-criar intervenções que melhoram os cuidados e resultados em saúde.
OBJETIVOS/BENEFÍCIOS
Os participantes no curso aprenderão a aplicar conceitos, modelos e frameworks da ciência de implementação para desenhar, avaliar e otimizar estratégias em saúde. Desenvolverão igualmente competências práticas para envolver stakeholders, co-criar intervenções baseadas em evidências e transformar resultados de saúde pública e cuidados de saúde.
Destinatários
- Profissionais de Saúde
- Gestores de Saúde
- Investigadores
- Consultores e Implementadores
- Profissionais de ONGs
- Setor Privado da Saúde
Coordenação
Conteúdo Programático
Fundamentos da Ciência de Implementação: que é Ciência de Implementação?
Princípios Básicos
Frameworks, Teorias e Estratégias da Ciência de Implementação
Desenho, Implementação e Avaliação de Abordagens de Implementação
Desenho e planeamento de estratégias de implementação
Resultados da Implementação: Métodos de Avaliação
Ciência de Implementação: Da Teoria à Prática
Aplicações em Cuidados de Saúde e Saúde Pública:
Estudos de Caso e Aprendizagem Experiência
Envolvimento e processos de co-criação com stakeholders
Duração, Formato e Idioma
32 horas | 100% Online, parcial assíncrono | Português e Inglês
DATAS IMPORTANTES
Início: 7 de maio de 2025
Término: 3 de junho de 2025
(aulas às 3as e 4as feiras à tarde / 8 sessões + 10 sessões assíncronas)
INVESTIMENTO
480€
(Alunos da ENSP NOVA têm condições preferenciais – por favor contacte os Serviços Académicos ou o Secretariado dos Cursos)
(Sócios da AAA ENSP NOVA beneficiam de 10% de desconto)
INSCRIÇÕES
Faça a sua inscrição aqui.
Em caso de dificuldade com a inscrição, p.f. contacte os Serviços Académicos da ESNP NOVA (academicos@ensp.unl.pt).
Contacto
Serviços Académicos:
academicos@ensp.unl.pt
Secretariado:
Tel.+351 217 512 100
secretariado.cursos@ensp.unl.pt
Certificação
A atribuição de 4 ECTS pressupõe resultado positivo em avaliação final.