Coordenação
Ricardo Mestre
Conteúdo Programático
O Curso de Gestão Autárquica na Saúde combina aulas teóricas, teórico-práticas e 6 seminários com especialistas nacionais e internacionais, estando organizado em 3 blocos que abordam os seguintes conteúdos programáticos:
- Políticas e Sistemas de Saúde
- Características e desafios dos sistemas de saúde
- Organização e funcionamento do Serviço Nacional de Saúde
- Poder local e gestão autárquica
- Transferência de competências na saúde
- Integração de cuidados
- Seminários
- Saúde Pública e Bem Estar
- Fundamentos de Saúde Pública
- Vigilância epidemiológica
- Promoção da saúde
- Desafios emergentes
- Seminários
- Gestão de Organizações de Saúde
- Planeamento e gestão estratégica
- Financiamento da descentralização
- Literacia e mudança comportamental
- Gestão de Projetos em Saúde
- Saúde digital
- Seminários
O Curso está organizado segundo o sistema europeu de acumulação e transferência de créditos (ECTS), permitindo a obtenção de 8 ECTS para quem realizar a avaliação final (trabalho individual).
Metodologias
O objetivo do Curso de Gestão Autárquica na Saúde consiste na partilha de conhecimentos sobre o papel do Serviço Nacional de Saúde (especialmente através das Unidades Locais de Saúde) e dos municípios no setor da Saúde em Portugal, sendo este o ponto de partida para incentivar o espírito crítico dos participantes.
As aulas teóricas e as teórico-práticas pretendem garantir uma cobertura dos conteúdos programáticos essenciais, com vista a assegurar o cumprimento integral dos objetivos de aprendizagem.
Os seminários temáticos visam aprofundar os conhecimentos sobre os temas mais relevantes e inovadores, permitindo a partilha de boas práticas e o contacto direto com peritos nacionais e internacionais com reconhecida experiência prática e/ou académica na área temática da sessão.
A participação dos alunos é promovida através de oportunidades de questionamento e debate estruturado, enriquecendo as aulas com uma reflexão crítica e análise pluralista sobre os conteúdos programáticos.
Os exercícios reflexivos durante as aulas e os seminários promovem competências analíticas, de criatividade, sintetização e comunicação oral. Pretende-se estimular a interação entre aluno-aluno e aluno-docentes, promovendo a reflexão crítica e a apropriação dos conteúdos programáticos lecionados.
O trabalho individual final treina competências de pesquisa bibliográfica, revisão temática, reflexão crítica, criatividade e comunicação escrita. Ao realizar a avaliação final, o aluno tem a oportunidade de aprofundar livremente algum dos conteúdos programáticos do Curso, relacionando-o com o seu interesse ou percurso académico e/ou profissional, aumentando o significado pessoal da sua realização.
A plataforma moodle será utilizada para disponibilizar todos os recursos de apoio aos estudantes, bem como para a submissão dos trabalhos de avaliação.
duração
O Curso de Gestão Autárquica na Saúde terá uma duração de cerca de 4 meses, com uma média de contacto semanal de 6:00 horas, a que acresce o trabalho autónomo de cada aluno, perfazendo 8 ECTS.
O curso decorrerá entre março e junho de 2025, no seguinte horário:
- Sextas-feiras das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30
O Curso terá um total de 212 horas de trabalho, distribuídas entre 66 horas de contacto direto com o docente e 146 horas de trabalho autónomo dos alunos. Decorrerá em formato B-learning, com 63,4% das horas de contacto direto presencial e 36,6% à distância, sempre de forma síncrona.
Os seminários temáticos são sempre presenciais e decorrerão nas instalações da ENSP NOVA, na Avenida Padre Cruz, em Lisboa. Excecionalmente, alguns seminários poderão ser descentralizados em outras zonas do país.