Pós-Graduações

Auditoria em Saúde

ENSP-NOVA

O Curso de Pós-Graduação em Auditoria em Saúde - 3ª Edição é promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP NOVA) e o Instituto Português de Auditoria Interna (IPAI).

Com um corpo docente e preletores de reconhecido mérito académico e profissional, o Curso de Pós-graduação em Auditoria em Saúde apresenta uma visão global da prática da Auditoria e do papel do Auditor no setor da saúde e abrange diversas áreas do setor público, privado e social.

Esta oferta formativa é inteiramente desenhada para responder às necessidades do sector da saúde e abrange as instituições prestadoras de cuidados de saúde de diversos níveis de cuidados nomeadamente, hospitais, centros de saúde, os organismos centrais e de administração.

Adicionalmente, a frequência do Curso permite acumular ECTS para formação contínua dos auditores internos e para frequência futura de cursos de mestrado, de especialização, entre outros.

 

Objetivos

O Curso de Pós-graduação em Auditoria em Saúde tem como objetivo principal a aquisição de conhecimentos científicos, técnicos e competências especializadas no âmbito da auditoria em instituições de saúde. Mais especificamente pretende:

  • Conferir as competências que permitam o domínio e a aplicação das metodologias de Auditoria aplicadas às instituições do sector da saúde.
  • Fomentar a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de análise e verificação, tendo em consideração os normativos enquadradores da prática de Auditoria, bem como a regulamentação legal e as orientações internacionais.
  • Promover o domínio das técnicas e ferramentas de trabalho do Auditor nas diferentes áreas de conhecimento.
  • Fornecer os conhecimentos necessários para a condução de todas as etapas de uma Auditoria desde a fase de planificação, execução, finalização ao reporte e comunicação dos resultados..

 

Destinatários

  • Auditores internos
  • Técnicos de auditoria
  • Profissionais de diversas áreas do conhecimento - economia, gestão, direito, engenharia, medicina, enfermagem, farmácia, entre outros - que pretendam desenvolver competências ou atualizar conhecimentos para desenvolver a sua atividade profissional na área da auditoria em saúde.

 

Coordenação

Profª. Inês Fronteira (ENSP NOVA)
Profª. Fátima Geada (IPAI)

 

Secretariado

E-mail: academicos@ensp.unl.pt

 

Plano Curricular

Plano Curricular Docentes/Preletores
Introdução à Auditoria em saúde Fátima Geada |Antonieta Ávila
 Auditoria clínica, qualidade e classificação de doentes Sílvia Lopes | Paulo Boto |Paulo Sousa |Carlos Moreira
Código de Conduta Ética, Compliance e proteção de dados João Cordeiro | Paula Lobato Faria |Fátima Geada | Luis Lee
Gestão de Risco Fátima Geada | Luis Lee
Estatística e Amostragem Aplicadas à Auditoria e Business Intelligence Fátima Geada
Auditoria e metodologia de gestão financeira Luis Alves | Laura Santos
Fraude Luís Alves | Carla Costa
Seminários Florentino Serranheira | Susana Viegas | Tiago Dias | Convidados Institucionais
Comunicação Ana Rita Goes | Isabel Albuquerque | Antonieta Ávila | Cecília Moreira
Caso prático Fátima Geada | Inês Fronteira | Antonieta Ávila

 

Coordenação

Inês Fronteira
(ENSP NOVA)

Fátima Geada
(IPAI)

Antonieta Ávila
(IPAI)

Docentes

Ana Rita Goes
(ENSP NOVA)

Antonieta Ávila
(IPAI)

 

Carla Paes
(IPAI)

Carlos Moreira
(IPAI)

Cecília Moreira
(IPAI)

Florentino Serranheira
(ENSP NOVA)

Staff

Isabel Albuquerque
(ENSP NOVA)

João Valente Cordeiro
(ENSP NOVA)

Laura Santos
(IPAI)

Luís Alves
(IPAI)

Luís Fernando Lee
(IPAI)

Paula Lobato de Faria

(ENSP NOVA)

Paulo Boto
(ENSP NOVA)

Paulo Sousa
(ENSP NOVA)

Sílvia Lopes
(ENSP NOVA)

Susana Viegas
(ENSP NOVA)

Tiago Dias

 

O Curso é presencial, sendo que as aulas terão lugar nas instalações da ENSP–NOVA. Sempre que a situação o justifique, poderão ser lecionadas à distância.

 

Horário

Sextas-feiras: 14h30 – 20h10
Sábados: 9h30 – 13h10

 

Assiduidade

É obrigatória a presença em, pelo menos, 75% das sessões letivas.

Candidatura

A candidatura é realizada online através do preenchimento de um  formulário e questionário biográfico.

Todos os documentos necessários à formalização da candidatura, nomeadamente a documentação comprovativa de grau(s) académico(s) e o curriculum vitae devem ser anexados ao formulário de candidatura.

 

Lista de documentos obrigatórios necessários a instrução do processo de candidatura:

a) Documento de identificação e identificação fiscal

b) Fotocópia autenticada do(s) certificado(s) de habilitações do(s) grau(s) académico(s) obtido(s), com indicação da respetiva classificação final e ECTS.

Todos os graus académicos indicados no curriculum vitae devem ser comprovados com os respetivos certificados de habilitações (fotocópias autenticadas), que devem incluir a respetiva classificação final e ECTS.

c) Curriculum Vitae abreviado (máximo de 2 páginas).

d) Carta de motivação para a realização da pós-graduação (máximo de 1 página).

 

Requisitos

Grau de licenciatura (ou equivalente).

Domínio profícuo de português e nível adequado de inglês (para utilização de leituras durante o curso).

 

Seleção

Os candidatos serão selecionados por análise curricular.
O curso funcionará com um mínimo de 15 alunos e um máximo de 35.

 

Encargos

Taxa de candidatura -  51 (não reembolsável)

Propinas - 1.900 €

O pagamento terá de ser feito na totalidade, no ato da matrícula.

Diana Duarte

Médica de Medicina Geral e Familiar, Unidade de Saúde Familiar Tejo, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo

 

A Pós-Graduação em Auditoria da Saúde deu-me o conhecimento necessário para a melhoria dos processos na unidade de saúde familiar da qual faço parte.  Como profissional de saúde, médica de formação, sinto que no meu percurso não tinha tido ainda oportunidade de aprofundar conhecimentos em áreas tão vastas como a qualidade e a auditora, que sempre me fascinaram e motivaram para identificar melhorias a aplicar na minha atividade. Com esta formação pude fazê-lo.

A experiência neste grupo foi muito enriquecedora. Encontrei um coletivo de pessoas com diversas profissões e formações que considero complementares. O trabalho de grupo final foi uma atividade que me permitiu em campo aplicar todos os conhecimentos adquiridos.

O ambiente da ENSP, o rigor, a qualidade, assim como a diversidade de professores e as suas amplas experiências, motivaram-me a estudar, pensar e evoluir de forma diferente.

 

 

Teresa Boto

Administradora Hospitalar

 

Este é um curso cheio de oportunidades e com grande valor acrescentado ao nível da estruturação do pensamento em termos de auditoria.

Para mim foi uma experiência enriquecedora e importante, tanto a nível profissional como pessoal. Houve partilha de experiências e aquisição de múltiplos conhecimentos e competências.

A dinâmica entre os alunos foi excelente e considero que a experiência dos formadores contribuiu para o sucesso desta formação. Obrigada pelos bons momentos passados na ENSP.