Pós-Graduações

Medicina do Trabalho

ENSP-NOVA

O Curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho (CMT) da ENSP-NOVA é uma formação destinada exclusivamente a licenciados em medicina, ou detentores do mestrado integrado em Medicina que pretendam seguir um programa de formação em Medicina do Trabalho.

 

Objetivos

  • Conhecer os principais problemas do âmbito da Medicina do Trabalho/Saúde Ocupacional e participar na definição de estratégias globais tendentes à proteção, à promoção da saúde dos trabalhadores e à manutenção da aptidão para o trabalho;
  • Participar e incentivar processos de inovação tecnológica e mudança organizacional das empresas, intervindo no desenvolvimento das situações de trabalho na perspetiva da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores;
  • Participar na caracterização das influências, positivas ou negativas, exercidas por fatores de risco de natureza profissional na saúde dos trabalhadores, designadamente as que conduzem à ocorrência de doenças profissionais, "doenças relacionadas com o trabalho", doenças agravadas pelo trabalho e acidentes de trabalho;
  • Planear, executar e avaliar ações e programas de vigilância médica dos trabalhadores, com incidência nos aspetos especificamente relacionados com os riscos de índole ocupacional e contribuir para a promoção das decorrentes medidas de prevenção;
  • Planear, gerir e avaliar as atividades de um serviço de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, no contexto da política e administração da Saúde Ocupacional;
  • Conhecer a legislação laboral, em particular a referente à Saúde, Higiene e Segurança dos Trabalhadores nos Locais de Trabalho;
  • Conhecer e respeitar as normas éticas e deontológicas do exercício da profissão de médico do trabalho e de outros técnicos de Saúde Ocupacional.

 

Coordenação

Prof. Florentino Serranheira
Prof.ª Ema Sacadura-Leite

 

SECRETARIADO

Tiago Quinta-Feira

Tel.+351 217 512 169
E-mail tiago.quintafeira@ensp.unl.pt

 1º Semestre
Unidades curriculares obrigatórias    Créditos (ECTS)
Fundamentos de Saúde Pública

4

Epidemiologia

4

Estatística

4

Fundamentos de Saúde Ocupacional

3

Legislação e Organização da Saúde Ocupacional

3

Avaliação e Gestão do risco em Saúde Ocupacional

4

Opcionais [escolher 8 ECTS da oferta do PUCO da ENSP]
 
2º Semestre
Unidades curriculares obrigatórias  Créditos (ECTS)
Métodos de Investigação Social em Saúde

4

Ergonomia

3

Patologia e Clínica do Trabalho

6

Toxicologia do Trabalho

5

Fisiologia do Trabalho

3

Estudos de Casos de Medicina do Trabalho

3

Saúde e Segurança do Trabalho em Unidades de Saúde

3

Seminários Temáticos

3

TOTAL 60

Consulte

Regulamento e Plano de Estudos [PDF]

horário

Unidades curriculares obrigatórias
3ª feira e 5ª feira | 16h30 - 22h10

 

Unidades Curriculares Opcionais 
4ª feira (tarde) e/ou segundas-feiras e sábados (manhã)

Formato online

 

 

RESUMO DE DATAS - 2ª Fase

A disponibilizar no período dew candidaturas.

 

condições de acesso

A Pós-Graduação em Medicina do Trabalho é dirigida exclusivamente a médicos (licenciados em Medicina pré-Bolonha ou com Mestrado integrado em Medicina).

Domínio de português e inglês.

 

Candidatura

A candidatura devera ser efetuada exclusivamente via Internet, através do preenchimento do formulário de candidatura disponível aqui.

 

Consulte os documentos obrigatórios no Edital de Candidatura do curso.

 

Para sugestões de como melhor apresentar a sua Candidatura consulte o Guião de Candidatura.

 

Seleção

A analise, avaliação, seleção e seriação das candidaturas serão efetuadas por um júri nomeado pelo Conselho Cientifico da ENSP-NOVA.

 

 

Critérios de avaliação

Mérito Académico - 20%
Motivação e projeto profissional - 20%
Apreciação global do candidato por entrevista - 60%

 

O número mínimo de alunos para o funcionamento da Pós-Graduação em Medicina do Trabalho é de 10 alunos.

 

Investimento

  • Taxa de candidatura -  51€ (não reembolsável)
  • Propina - 3.000€

A inscrição é anual e obrigatória até à conclusão da Pós-Graduação e implica o pagamento da propina.

Ao valor da propina acresce o valor do seguro escolar e outros emolumentos, conforme Tabela de Emolumentos aprovada pela NOVA e publicada no Diário da Republica nos anos letivos a que respeite.

 

 

Rui Borges Bettencourt

“O reconhecido prestígio do plano curricular do CMT da ENSP, consubstanciado na sua estrutura, na organização, no profissionalismo, na competência técnica e académica do seu corpo docente tornou indubitável a minha a minha opção pela ENSP-UNL, como instituição de referência a nível nacional na formação pós-graduada na área da saúde.

A decorrente valorização pessoal, académica e profissional enriqueceu a minha carreira com a aquisição sólida de novas competências, tornando proficiente o investimento realizado, resultando na oferta de múltiplas propostas de trabalho.”

 

Rita Silva Pereira

O Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da ENSP-NOVA conta com um corpo docente de excelência e altamente qualificado, que prima pela sua disponibilidade na orientação dos trabalhos académicos dos alunos. Destaco também a simpatia e profissionalismo dos funcionários não docentes e o bom ambiente académico entre os alunos.

Em termos formativos foram dois anos muito enriquecedores, em que adquiri os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o bom exercício da minha profissão, designadamente os relativos ao Diagnóstico e Gestão do Risco, aos efeitos na saúde dos fatores de risco profissionais (doenças profissionais, doenças relacionadas e agravadas pelo trabalho, acidentes de trabalho), à Ergonomia, à legislação aplicável e à Epidemiologia e Estatística que me dotaram das competências necessárias para desenvolver projetos de investigação.

Ficou também a certeza da importância da formação e atualização contínua de conhecimentos numa área tão vasta e abrangente como é a da Saúde Ocupacional.