Pós-Graduações

Medicina do Trabalho

ENSP-NOVA

O 62º Curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho (CMT) da ENSP-NOVA é uma formação destinada exclusivamente a licenciados em medicina, ou detentores do mestrado integrado em Medicina que pretendam seguir um programa de formação em Medicina do Trabalho.

 

Objetivos

  • Conhecer os principais problemas do âmbito da Medicina do Trabalho/Saúde Ocupacional e participar na definição de estratégias globais tendentes à proteção, à promoção da saúde dos trabalhadores e à manutenção da aptidão para o trabalho;
  • Participar e incentivar processos de inovação tecnológica e mudança organizacional das empresas, intervindo no desenvolvimento das situações de trabalho na perspetiva da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores;
  • Participar na caracterização das influências, positivas ou negativas, exercidas por fatores de risco de natureza profissional na saúde dos trabalhadores, designadamente as que conduzem à ocorrência de doenças profissionais, "doenças relacionadas com o trabalho", doenças agravadas pelo trabalho e acidentes de trabalho;
  • Planear, executar e avaliar ações e programas de vigilância médica dos trabalhadores, com incidência nos aspetos especificamente relacionados com os riscos de índole ocupacional e contribuir para a promoção das decorrentes medidas de prevenção;
  • Planear, gerir e avaliar as atividades de um serviço de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, no contexto da política e administração da Saúde Ocupacional;
  • Conhecer a legislação laboral, em particular a referente à Saúde, Higiene e Segurança dos Trabalhadores nos Locais de Trabalho;
  • Conhecer e respeitar as normas éticas e deontológicas do exercício da profissão de médico do trabalho e de outros técnicos de Saúde Ocupacional.

 

Coordenação

Prof. Florentino Serranheira
Prof.ª Ema Sacadura-Leite

 

SECRETARIADO

Ana Sofia Silva
E-mail: anasofia.silva@ensp.unl.pt

 1º Semestre
Unidades curriculares obrigatórias    Créditos (ECTS)
Fundamentos de Saúde Pública

4

Epidemiologia

4

Estatística

4

Fundamentos de Saúde Ocupacional

3

Legislação e Organização da Saúde Ocupacional

3

Avaliação e Gestão do risco em Saúde Ocupacional

4

Opcionais [escolher 8 ECTS da oferta do PUCO da ENSP]
 
2º Semestre
Unidades curriculares obrigatórias  Créditos (ECTS)
Métodos de Investigação Social em Saúde

4

Ergonomia

3

Patologia e Clínica do Trabalho

6

Toxicologia do Trabalho

5

Fisiologia do Trabalho

3

Estudos de Casos de Medicina do Trabalho

3

Saúde e Segurança do Trabalho em Unidades de Saúde

3

Seminários Temáticos

3

TOTAL 60

Consulte

Regulamento e Plano de Estudos [PDF]

horário

Unidades curriculares obrigatórias
3ª feira e 5ª feira | 16h30 - 22h10

 

Unidades Curriculares Opcionais
4ª feira (tarde) e/ou sábado (manhã)

 

2021-2022 | 2º SEMESTRE

Consulte toda a informação no Edital de Candidatura do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho.

RESUMO DE DATAS

Candidatura: 4 abril - 24 junho
Seleção: 29 junho - 8 julho
Publicação da lista provisória: 27 a 29 julho
Matrícula: 27 julho a 2 de agosto

 

condições de acesso

A pós-graduação em Medicina do Trabalho é dirigida exclusivamente a médicos (licenciados em Medicina pré-Bolonha ou com mestrado integrado em Medicina). É também exigido o domínio do português e do inglês.

 

Candidatura

Consulte o Guião para Candidatura [PDF]

A candidatura devera ser efetuada exclusivamente via Internet, através do preenchimento do formulário de candidatura disponível aqui.

Consulte os documentos obrigatórios no Edital de Candidatura do curso.

 

vagas

A Pós-Graduação funcionará com um máximo de 15 alunos. O número mínimo de alunos para o funcionamento da Pós-Graduação é de 10 alunos.

 

Seleção

A analise, avaliação, seleção e seriação das candidaturas serão efetuadas por um júri nomeado pelo Conselho Cientifico da ENSP-NOVA:

 

Critérios de avaliação

Mérito Académico - 20%
Motivação e projeto profissional - 20%
Apreciação global do candidato por entrevista - 60%

 

Investimento

  • Taxa de candidatura -  51€ (não reebolsável)
  • Propina - 3.200€

 

Propinas, descontos, modalidades de pagamento e prazos 2022/2023

Rui Borges Bettencourt

“O reconhecido prestígio do plano curricular do CMT da ENSP, consubstanciado na sua estrutura, na organização, no profissionalismo, na competência técnica e académica do seu corpo docente tornou indubitável a minha a minha opção pela ENSP-UNL, como instituição de referência a nível nacional na formação pós-graduada na área da saúde.

A decorrente valorização pessoal, académica e profissional enriqueceu a minha carreira com a aquisição sólida de novas competências, tornando proficiente o investimento realizado, resultando na oferta de múltiplas propostas de trabalho.”

 

Rita Silva Pereira

O Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da ENSP-NOVA conta com um corpo docente de excelência e altamente qualificado, que prima pela sua disponibilidade na orientação dos trabalhos académicos dos alunos. Destaco também a simpatia e profissionalismo dos funcionários não docentes e o bom ambiente académico entre os alunos.

Em termos formativos foram dois anos muito enriquecedores, em que adquiri os conhecimentos teóricos e práticos necessários para o bom exercício da minha profissão, designadamente os relativos ao Diagnóstico e Gestão do Risco, aos efeitos na saúde dos fatores de risco profissionais (doenças profissionais, doenças relacionadas e agravadas pelo trabalho, acidentes de trabalho), à Ergonomia, à legislação aplicável e à Epidemiologia e Estatística que me dotaram das competências necessárias para desenvolver projetos de investigação.

Ficou também a certeza da importância da formação e atualização contínua de conhecimentos numa área tão vasta e abrangente como é a da Saúde Ocupacional.