Pós-Graduações

Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

ENSP-NOVA

Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (CIQSSP) é um curso de extensão universitária que resulta da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública - Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Brasil e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

Destina-se a profissionais de saúde que exerçam, ou pretendam exercer, funções em instituições de saúde nos diferentes níveis de cuidados de saúde: Primários (Atenção Primária), Secundários (Hospitalares) ou Terciário (Cuidados Continuados), do sector público, privado ou social, em Portugal, no Brasil, nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e em Timor-Leste.

O CIQSSP é leccionado na modalidade de EAD (ensino à distância), existindo contudo uma parte de ensino presencial, a realizar no início e a meio do curso.

Durante o curso os alunos terão acesso à plataforma MOODLE, que contém um conjunto de materiais, ferramentas e recursos pedagógicos de apoio ao curso, bem como os manuais do mesmo. Paralelamente, existirá apoio tutorial com professores e especialistas nos diferentes temas abordados.

No âmbito de cada módulo serão ainda disponibilizadas sessões dedicadas aos temas em discussão, realizadas por peritos nacionais e internacionais. Essas sessões decorrerão por vídeo-conferência, podendo ser acompanhadas pelos alunos em directo, promovendo a participação activa, ou posteriormente, uma vez que ficarão disponíveis para consulta.

 

Prémio Walter Mendes

O Prémio Walter Mendes, no valor de 1.500€, é atribuído pela ENSP-NOVA e visa distinguir o(s) melhor(es) aluno(s) de cada edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

O valor do prémio deverá ser utilizado para apoio à divulgação de trabalho científico, participação em congresso internacional e/ou a publicação em revista cientifica com open access.

 

COORDENAÇÃO

Prof. Doutor Paulo Sousa (Coordenador)

 

 

O Curso tem um total de 20 ECTS (European Credits Transfer System) e é constituído por 25 módulos integrados em 5 Unidades curriculares/aprendizagem:

  • Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente: aspetos fundamentais (5 ECTS)
  • Avaliação e Gestão do risco em organizações de saúde (4 ECTS)
  • Governação em Saúde e Segurança do Paciente (4 ECTS)
  • Metodologias de Investigação (2 ECTS)
  • Trabalho conclusão de Curso (5 ECTS)

 

Módulos

1.Qualidade e Segurança do Paciente | 2. Perspetiva histórica e principais desenvolvimentos da segurança do paciente | 3. Taxonomia em segurança do paciente | 4. O erro e as violações no cuidado em saúde | 5. Magnitude do problema e os factores contribuintes do erro e dos eventos adversos | 6. Direito e segurança do paciente | 7. Infecções relacionadas aos cuidados de saúde | 8. Erro medicamentoso e segurança do paciente | 9. Cirurgia segura |10. A segurança do paciente e o diagnóstico | 11. Erros laboratoriais |12. Gestão do risco de quedas e de úlceras por pressão |13. Segurança do paciente em serviços de urgências e unidades cuidados intensivos |14. Gestão do risco não clínico |15. Maternidade segura |16. Segurança do paciente nos cuidados primários de saúde |17. Organizações de saúde seguras e confiáveis |18. Consequências económicas dos erros e dos eventos adversos |19. Acreditação e segurança do paciente | 20. Cultura em segurança do paciente | 21. Indicadores de segurança do paciente | 22. Saúde e segurança do trabalho, ergonomia e segurança do paciente | 23. Comunicação entre profissionais de saúde e a segurança do paciente | 24. Envolvimento do paciente: desafios, estratégias e limites | 25. Metodologias de Investigação 

No final do curso os alunos que concluírem as 5 unidades curriculares/aprendizagem com sucesso obterão um Certificado de Conclusão do Curso de Extensão Universitária, com atribuição dos 20 ECTS.

Candidatura, admissão e matrícula

Candidaturas* | 12 março a 15 maio
Publicação de lista de admitidos | 16 maio
Matrículas | 17 a 25 de maio
Abertura do Curso | 30 maio
Duração do Curso| Aproximadamente 40 semanas

*A candidatura deverá ser realizada online, através do preenchimento de formulário próprio e questionário biográfico em suporte electrónico, disponíveis em  http://ww2.ensp.unl.pt/candidatura.

A documentação comprovativa do grau de licenciatura ou equivalente, bem como quaisquer outros elementos curriculares que o candidato entenda como relevantes, deverão ser anexados ao formulário.


Vagas

Existem trinta vagas disponíveis.


Encargos

A Candidatura tem um valor de 15 Euros, podendo este valor ser pago (para os alunos de fora de Portugal) aquando da matrícula (ou seja, integrado numa prestação).

A propina/boleta do Curso tem o valor de 1.500 Euros, podendo ser pago em três prestações (500 Euros no momento da matrícula, 500 Euros até dezembro de 2018 e os restantes 500 Euros até março de 2019).

Momentos Presenciais

O primeiro momento presencial poderá ter dois formatos distintos de acordo com a disponibilidade dos alunos:

i)  Para os alunos que podem estar presentes, decorrerá nos dias  4 e 5 de junho de 2018, na ENSP-NOVA, em Lisboa (programa  a disponibilizar em breve).

ii) Para os alunos de fora de Portugal que não se possam deslocar-se nesta data a Lisboa, será agendada posteriormente outra opção.

 

Despesas

Com exceção dos almoços nos dias da Sessão Presencial, as despesas com deslocação, alimentação e eventual estadia/hospedagem serão da inteira responsabilidade do candidato e não estão incluídos no valor da propina/boleta.

1ª Edição

"O curso estava claramente estruturado e facilmente acessível eletronicamente. Embora os momentos presenciais não fossem obrigatórios, foram altamente proveitosos." | Alexandre Tavares, Médico, Ontário, Canadá

"O curso conseguiu uma excelente dicotomia entre a teoria e a prática apontando caminhos, disponibilizando informação científica necessária e perspetivando soluções pela abordagem de diferentes realidades nas diferentes instituições." | Regina Venâncio, Enfermeira no Hospital de santo Espírito da Ilha Terceira, Açores

"O curso abordou temas bastante úteis para a prática profissional, promovendo momentos de discussão e partilha adequados e benéficos para o grupo diferenciado de alunos, permitindo o aprofundamento de conhecimentos pertinentes e enriquecedores, tanto para profissionais que atuam especificamente na área de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente, como para os intervenientes na assistência directa ao paciente." | Angelina E. Mulumba, Serviço de Gestão e Análise de Risco, Clínica Girassol, Luanda, Angola

"Apesar do curso realizar-se em sistema de ensino à distância, o sentimento de união e partilha foi uma cnstante ao longo de todo o curso, mantendo sempre o nível de rigor e qualidade dos ciclos de estudos da ENSP-NOVA." | Carla Rocha, Técnica Superior de Saúde, Direcção da Qualidade do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E.

2ª Edição

"Para os profissionais com especial interesse pelos temas relacionados com a Qualidade em Saúde e Segurança dos Pacientes, o Curso da ENSP apresenta-se como uma oportunidade que não devemos perder. Ao longo do Curso são abordados, de forma aprofundada, os principais temas relacionados com as dimensões da Qualidade e com as estratégias para reforçar a Segurança dos Cuidados. Esta discussão é enriquecida pelos fóruns em que os alunos, de diversos setores, partilham a sua experiência profissional sobre cada um dos assuntos abordados. Para além dos fóruns, tanto os trabalhos individuais ou de grupo, como os momentos presenciais, conferem ao curso uma dinâmica excelente e facilitadora na consolidação dos conceitos abordados. Pela sua estrutura curricular e pela qualidade da organização, este curso é uma mais valia mesmo para profissionais já com experiência nesta área".  ​Bruno Matos, Enfermeiro, Departamento de Qualidade e Segurança do Cliente do Hospital Lusíadas Lisboa

"A participação no CIQSSP da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa deu-me as ferramentas para aplicação prática do meu mestrado em Gestão da Qualidade. O curso está muito bem estruturado e a tutoria teve um papel primordial tanto no acompanhamento como na estimulação da participação dos integrantes. O valor acrescentado foi entender a “globalização” da problemática da Segurança do Paciente". | Alice Martins, Internal Medicine Specialist & Occupational Health Adviser, Clínica Sagrada Esperança, Luanda

"A prestação de cuidados de saúde é uma atividade com fatores de risco, para garantirmos que antecipamos as disfunções dos sistemas de trabalho é necessário apostar na formação e na aquisição de conhecimentos. Neste sentido, o Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente assume particular relevância no nosso percurso profissional independentemente da nossa área de atividade.  Apesar do curso ser lecionado maioritariamente à distância, os fóruns de discussão promovem a partilha de experiências de diferentes profissionais e de diferentes países que, apesar de estarem separados por oceanos, vivenciam preocupações semelhantes relativamente à promoção da cultura de segurança das instituições, tornando-se assim um espaço de enriquecimento mútuo. Esta experiência marcou-me no sentido em que considero que somos todos responsáveis por promover que a cultura de segurança se torne sistémica e apostar na saúde e na segurança do doente e do prestador, comprometendo as organizações; só deste modo restabeleceremos a confiança dos nossos doentes, dos profissionais de saúde e garantiremos de forma real a segurança e a sustentabilidade do sistema (nacional) de saúde".| Catarina da Luz Oliveira, Farmacêutica Hospitalar, Hospital de Vila Franca de Xira, Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares 2015-2018

"Ao mesmo tempo que foi apresentado um conteúdo extenso e profundo, os participantes eram instigados a conjugar teoria e prática, o que proporcionou debates muito enriquecedores e uma intensa troca de experiências entre os participantes. Este envolvimento foi extremamente proveitoso e criou ambiente para estreitar laços durante o momento presencial, que coroou a excelente experiência que foi a realização deste curso!"|Cláudia Dolores Trierweiler Sampaio de Oliveira Corrêa, HEMOES, Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos, Espírito Santo, Brasil.

"Todo o profissional de saúde tem o dever de buscar o conhecimento sobre a melhor forma de atender. Devemos oferecer ambientes seguros e com qualidade assistencial. O Curso oferece a oportunidade do conhecimento científico adequado de contato com experiências e profissionais de outras regiões e países, através de metodologias contemporâneas e corpo docente qualificado. Recomendo aos demais médicos e profissionais da área da saúde, e aos gestores da área". |Carlos Eduardo Nery Paes, Médico, Grupo Hospitalar Conceição – Porto Alegre - Brasil

"O Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente proporcionou notáveis momentos de gestão do conhecimento sobre a temática, baseados na melhor evidência científica. Destaco os momentos presenciais para o fomento da consciência de grupo, que facilitou a partilha de conhecimentos e experiências durante os períodos de ensino à distância (e-learning), ao longo das várias unidades curriculares. Em suma, considero o curso excelente para habilitar os profissionais, ligados à área dos cuidados de saúde, com os conhecimentos e competências necessárias para a melhoria da qualidade em saúde e segurança do doente". | ​Nélia Paula Faria, Enfermeira Diretora, Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

"O curso possibilitou a abordagem do tema da Segurança do Paciente no contexto atual da prática e do referencial bibliográfico. Os docentes de forma afetuosa e profissional permitiram a evolução do conhecimento de forma gradual utilizando a Educação à Distância como um recurso pedagógico dialógico. O material disponibilizado foi de um rigor científico admirável. Os encontros presenciais fortaleceram a construção dos projetos e dos sujeitos que participaram deste curso nos fazendo entender a responsabilidade que assumimos ao trabalhar com esta temática ". | Denise Bueno, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Prémio Walter Mendes

O Prémio Walter Mendes, no valor de 1.500€, é atribuído pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) e visa distinguir o (s) melhor (es) aluno (s) de cada edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, ministrado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz, do Brasil.

O prémio de homenagem ao Professor Walter Mendes resulta do reconhecimento da importância que teve na criação e desenvolvimento do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente e da sua relevância na promoção de investigação e ensino na área da Qualidade e Segurança do Paciente no Brasil, em Portugal e noutros países.

O valor do prémio deverá ser utilizado para apoio à divulgação de trabalho científico, participação em congresso internacional e/ou a publicação em revista cientifica com open access.