André Peralta-Santos é Professor Auxiliar Convidado da ENSP NOVA, especializado na pesquisa do impacto de choques externos nos sistemas de saúde. O seu trabalho de investigação foca-se nas consequências de doenças infeciosas com potencial epidémico ou pandémico tanto nos sistemas de saúde, como na saúde da população. Dedica-se a melhorar o desenho e a implementação de políticas de saúde que reforcem a vigilância e a resposta a ameaças emergentes à saúde.
No seu trabalho recente, investiga os efeitos empíricos do COVID-19 no Sistema de Saúde Português, analisando fatores que vão desde a gravidade das variantes emergentes às repercussões do atraso no atendimento.
Foi Diretor de Informação e Análise (2020-2021) na Direção-Geral de Saúde e atualmente ocupa o cargo de Subdiretor-Geral da Saúde. A sua experiência estende-se ao trabalho como Especialista em Saúde Pública para a Administração Regional de Saúde do Alentejo e à prestação de serviços de consultoria à Organização Mundial de Saúde, Parlamento Europeu e várias organizações internacionais.
Doutorado pela Universidade de Washington, mestre em Medicina pela NOVA Medical School e em Saúde Pública ENSP NOVA, pós-graduado em investigação clínica e epidemiológica pela Harvard Medical School. Foi anteriormente assistente de investigação na Universidade de Washington e recebeu uma bolsa Fulbright.