João Valente Cordeiro é Professor Auxiliar de Direito e Ética da Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública – NOVA.
O seu trabalho foca-se nas implicações éticas, legais e sociais da ciência e tecnologia, em especial na interface entre Saúde, Ciência, Tecnologia, Direito e Ética. Coordena o Curso de Ética em Investigação da Escola Doutoral da NOVA e está ativamente envolvido na investigação e ensino de Direito da Saúde, Ética em Ciência e Tecnologia, Bioética, Saúde Digital e Medicina de Precisão na Universidade NOVA.
Fez investigação científica no Institute for Molecular and Cell Biology (Porto), Netherlands Cancer Institute (Amsterdão), Cancer Research UK e Instituto de Medicina Molecular (Lisboa) – cinco laboratórios de pesquisa multidisciplinares em três países europeus. Tem vindo a trabalhar com modelos de bactérias e vírus usando sistemas animais e células humanas, e publicou trabalhos em revistas científicas de alto impacto. É Editor-Chefe da Revista Portuguesa de Saúde Pública.
É membro da Comissão de Ética da NOVA ENSP e da Comissão de Ética da NOVA SBE, membro da Comissão de Ética em Investigação em Seres Humanos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e membro do Conselho de Ética da NOVA Universidade. É membro da Ordem dos Advogados Portugueses e exerce advocacia na área da Saúde.
Doutorado em Bioquímica e Virologia pela University College London e licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa