Maria Rita Paiva Pessoa é Investigadora na Escola Nacional de Saúde Pública desde 2024. O seu trabalho centra-se em examinar o impacto das políticas públicas na saúde da população através da organização dos serviços de saúde. Atualmente, está envolvida num projeto de apoio à implementação, monitorização e avaliação das Unidades Locais de Saúde em Portugal, com um foco mais amplo nos modelos de integração de cuidados e suas dimensões. Tem também particular interesse em economia da saúde e desigualdades, determinantes sociais da saúde, bem como na melhoria da saúde pública através de políticas baseadas em evidência.
Desempenhou funções como Diretora do Conselho da Escola de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa em Chaves (2020-2022) e como investigadora no Instituto Nacional de Saúde (INSA) (2023-2024). Atualmente, ocupa o cargo de membro do Conselho de Direção da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública. É também membro do NOVA Health Economics and Management Knowledge Centre e do Conselho para a Avaliação da Qualidade da Escola de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa.
Maria Rita Paiva Pessoa completou a sua licenciatura em Biologia Celular e Molecular na NOVA e mestrado em Medicina Molecular no Imperial College London. Iniciou os seus estudos doutorais também no ICL/Medical Research Council, tendo defendido a sua tese em 2020, sobre a componente genética da obesidade e comportamentos associados. Após o doutoramento, desempenhou funções como investigadora pós-doutorada, no Imperial College London.