Paulo Boto é Professor Auxiliar no Departamento de Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde. A sua investigação é sobretudo na área da qualidade em saúde, incluindo os aspetos de segurança dos doentes, mas também care pathways, ajustamento pelo risco e modelos preditivos, case management, acreditação e variabilidade na prática clínica. No passado, o seu trabalho incidiu sobre outras matérias como a gestão de doenças crónicas, o custo-efetividade de vacinas, o financiamento de cuidados de saúde primários e a reestruturação da rede hospitalar e cuidados continuados.
Colaborou com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo entre 1998 e 2004. Foi consultor da Direção-Geral da Saúde (DGS) e membro do Conselho Nacional para a Qualidade na Saúde entre 2009 e 2015 e representou Portugal, por indicação da DGS, no projeto de indicadores de qualidade em saúde da OCDE entre 2011 e 2015. Foi Adjunto do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde também entre 2011 e 2015.
Doutorado em Gestão e Política de Saúde pela Johns Hopkins School of Public Health, Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Tem o Curso de Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública – NOVA.