Marta Marques e Cristina Godinho, docentes da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e investigadoras do CHRC – Comprehensive Health Research Centre, foram nomeadas, por despacho da Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, para integrar o Grupo de Trabalho em Ciências do Comportamento, Comunicação em Saúde e Envolvimento Comunitário (GT-3C).
O GT-3C, criado pelo Despacho n.º 086/2025, de 2 de outubro, é um grupo consultivo técnico e multidisciplinar que irá apoiar a Direção-Geral da Saúde (DGS) na análise, desenvolvimento e avaliação de estratégias de mudança comportamental e comunicação em saúde pública, tanto em contextos de crise como nas atividades de rotina. O grupo integra especialistas de várias instituições académicas, da administração pública e de organizações da sociedade civil.
Este grupo de trabalho tem como foco áreas cruciais como a Comunicação Estratégica em Saúde Pública, as Ciências do Comportamento, o Envolvimento Comunitário e a Gestão da Infodemia. A sua missão inclui apoiar a DGS na integração de evidência científica e metodologias interdisciplinares nas estratégias de comunicação e envolvimento com a população, contribuindo para uma resposta mais informada, participativa e eficaz aos desafios da saúde pública.
Entre as suas principais funções estão o planeamento e avaliação de estratégias de mudança de comportamento, a promoção do envolvimento ativo das comunidades, a análise da literacia e perceção de risco, o apoio à formulação de mensagens e conteúdos baseados em evidência científica e a gestão da infodemia e o combate à desinformação em saúde.
“A criação deste grupo representa um passo fundamental no reforço da capacidade de resposta em saúde pública, integrando o conhecimento que já temos na área das ciências comportamentais e da comunicação em saúde para promover comportamentos mais saudáveis e uma maior confiança nas instituições”, sublinha Marta Marques.
“Esta é uma oportunidade de excelência para traduzir a evidência científica em estratégias concretas que envolvam as pessoas e as comunidades, numa lógica de cocriação e envolvimento na tomada de decisão em saúde pública”, acrescenta Cristina Godinho.
Com um mandato inicial de dois anos, o GT-3C apresentará recomendações e pareceres técnicos à Diretora-Geral da Saúde, contribuindo para o planeamento e a implementação de políticas baseadas em evidência e alinhadas com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).
Esta nomeação reforça o papel da ENSP NOVA e do CHRC na produção de conhecimento científico aplicado às políticas públicas, consolidando o compromisso da Escola com a formação, investigação e ação em prol da saúde pública em Portugal e a nível internacional.
Saiba mais sobre a oferta formativa da ENSP NOVA nesta área, nomeadamente sobre os cursos de curta duração NextGen EducaTion em Comunicação em Saúde, Intervenções para a Mudança Comportamental e Implementation Science: What is in it for me?: https://www.ensp.unl.pt/curso/nextgen-education-by-ensp-nova/
Conheça o Centro de Conhecimento em Ciências Comportamentais (BE-Change) da ENSP NOVA: https://www.ensp.unl.pt/knowledge-centers/be-change/