Ana Rita Goes
Promoção da Saúde Professora Auxiliar
Professora Auxiliar do Departamento de Estratégias em Saúde, na área de Promoção da Saúde.
Doutorada em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Lisboa.
As suas principais áreas de interesse académico enquadram-se na promoção da saúde, nomeadamente nos domínios da literacia em saúde, desenvolvimento saudável e saúde mental.
Joana Mira | Compreensão e tratamento da obesidade infantil | Programa de Doutoramento em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Renata Nascimento e Silva | Literacia em Saúde e Vacinação | Programa de Doutoramento em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.
Dulce do Ó | Literacia em saúde, Autocuidados e Compensação da Diabetes Tipo 2 | Programa de Doutoramento em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Orientação conjunta com a Prof. Isabel Loureiro da ENSP/NOVA.
Teresa Rodrigues | Promoção da Saúde Mental em Idade Pré-Escolar | Programa de Doutoramento em Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Orientação conjunta com a Prof. Teresa Maia da ENSP/NOVA.
Andrea Bruno de Sousa | Pediatric chronic kidney disease: exploring the family’ experience on its management and impact among children and their families | Erasmus Mundus PhD Program Phoenix JDP - Dynamics of Health and Welfare, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Linköping University. Orientação conjunta com a Prof. Anette Wickström da Linköping University.
Orientação de 17 dissertações de mestrado já concluídas.
Tem participado em diversos projetos de investigação nas áreas da promoção da saúde, promoção da saúde mental infantil, avaliação do risco psicossocial, deteção precoce de problemas de desenvolvimento e comportamento, problemas de sono e de ansiedade na infância, adaptação à doença crónica pediátrica.
Integra atualmente a equipa dos seguintes projetos:
Goes, A. R. (2019). Literacia em saúde parental: dos fundamentos às intervenções. Revista Saúde & Tecnologia, 22, 8-12. doi: 10.25758/set.2237
Pereira, A. I., Muris, P., Roberto, M., Marques, T., Goes, A. R., Barros, L. (2017). Examining the mechanisms of therapeutic change in a cognitive-behavioral intervention for anxious children: the role of interpretation bias, perceived control, and coping strategies. Journal of Child Psychiatry and Human Development, epub, 1-13. doi: 10.1007/s10578-017-0731-2
Barros, L., & Goes, A. R. (2017). Ansiedade e dor na consulta de odontopediatria: da compreensão à intervenção. In A. B. Moraes & G. S. Rolim (coord.), Psicologia da saúde em odontologia. Curitiba: Juruá Editora. ISBN: 978-85-362-7181-1
Pereira, A. I., Muris, P., Mendonça, D., Barros, L., Goes, A. R., & Marques, T. (2016). Parental Involvement in Cognitive-Behavioral Intervention for Anxious Children: Parents' In-Session and Out-Session Activities and Their Relationship with Treatment Outcome. Journal of Child Psychiatry and Human Development, 47(1), 113-123. doi:10.1007/s10578-015-0549-8
Barros, L., Goes, A. R., & Pereira, A. I. (2015). Parental self-regulation, emotional regulation and temperament: implications for intervention. Estudos de Psicologia (Campinas), 32 (2), 295-306.
Marques, T., Pereira, A. I., Pedro, M., Russo, V., Goes, A. R., Barros, L. (2015). Preliminary analysis of the Portuguese version of the Child Anxiety Life Interference Scale. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(3).
Goes, A.R., Câmara, G., Loureiro, I., Bragança, G., Nunes, L. (2015). “Papa Bem". Investir na literacia em saúde para a prevenção da obesidade infantil. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 33(1), 12-23. doi: 10.1016/j.rpsp.2015.01.002
Goes, A.R., & Barros, L. (2015). Aconselhamento parental como estratégia de promoção da saúde infantil: das oportunidades de intervenção aos resultados. In A. I. Pereira, A. R. Goes, & L. Barros (eds.), Promoção da parentalidade positiva: intervenções psicológicas com pais de crianças e adolescentes. Lisboa, Portugal: Coisas de Ler. ISBN: 978-98-986-5960-6
Pereira, A. I., Muris, P., Barros, L., Goes, A. R., Marques, T., Russo, V. (2014). Agreement and discrepancy between mother and child in the evaluation of children’s anxiety symptoms and anxiety life interference. European Child and Adolescent Psychiatry, 24(3). doi: 10.1007/s00787-014-0583-2
ORCID- https://orcid.org/0000-0002-4722-3282
Autora de comunicações em reuniões científicas nacionais e internacionais.