Corpo Docente

Staff

Ema Sacadura Leite

Saúde Ocupacional Professora Auxiliar Convidada

ema.leite@chln.min-saude.pt

 

Professora Auxiliar Convidada, Docente do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental e Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP).

As suas áreas de interesse académico são a Saúde Ocupacional, a Medicina do Trabalho, a Saúde e Segurança dos trabalhadores nos locais de trabalho, particularmente de Profissionais de Saúde, a Saúde Ocupacional em Hospitais, as doenças profissionais respiratórias, a proteção radiológica de profissionais, as relações entre stresse (relacionado com o trabalho) e a imunidade, a Saúde Pública e a Pneumologia.

É especialista pela Ordem dos Médicos em Medicina do Trabalho e em Pneumologia, Assistente Graduada Sénior de Medicina do Trabalho e Diretora do Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e é também docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

É Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT) e Coordenadora da Comissão de Medicina do Trabalho em Hospitais da SPMT, da qual também foi Presidente da Direção durante três mandatos.

Coordenação pedagógica e docência

 

Participação no ensino

 

Maria Henriqueta Dias Lourenço Garcia Louro | Nanomateriais manufacturados: avaliação de segurança através da caracterização dos seus efeitos genéticos. | Programa de Doutoramento em Saúde Pública, Especialidade de Saúde Ocupacional e Ambiental | ENSP/NOVA, 2014.

Telma Costa Cordeiro | Exposição ocupacional ao anestésico sevofluorano em blocos operatórios: estudo da relação dose externa-dose interna (título provisório) | Doutoramento em Saúde Pública, Especialidade de Saúde Ambiental e Ocupacional. ENSP/NOVA. Início em 2014 (em curso).

Cátia Alexandra Suzano dos Santos | Exposição profissional ao amianto e mesotelioma maligno da pleura em Portugal (título provisório) |Doutoramento em Saúde Pública, Especialidade de Saúde Ambiental e Ocupacional. ENSP/NOVA, Início em 2016 (em curso).

As áreas de investigação centram-se essencialmente na avaliação de riscos em Saúde e Segurança do Trabalho, com enfoque nas organizações prestadoras de cuidados de saúde. Inclui essencialmente a avaliação de riscos químicos, psicossociais, físicos, microbiológicos e “relacionados com a atividade”.

Membro do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP).

Integrou a Comissão Organizadora e Científica de diversas Reuniões Científicas e é Autora ou co-autora de mais de uma centena de intervenções diversas em congressos e outras reuniões técnico-científicas (a convite ou em comunicações livres).

  • Sacadura-Leite E, Galaio LM, Shapovalova O, Pereira I, Rocha R, Sousa-Uva A. Biological hazards for healthcare workers: occupational exposure to a Vancomycin-resistant Staphylococcus aureus as an example of a new challenge. Revista Portuguesa de Saúde Pública 2018. Port J Public Health. 2018;36(1) DOI: 10.1159/000487746.
  • Sacadura-Leite E, Sousa-Uva A, Rebelo-de-Andrade H. Antibody response to the influenza vaccine in healthcare workers. Vaccine. 2012;30(2):436-441
  • Sacadura-Leite E, Sousa-Uva A, Rebelo-de-Andrade H, Ferreira S, Rocha R. Chronic stress and immune response to Influenza Vaccine in Healthcare workers. Revista Portuguesa de Saúde Pública 32 (2014). 18-26.
  • Dzhodzhua V, Serranheira F, Sacadura-Leite E, Monteiro-Grillo M, Sousa-Uva A. Exigências visuais e fadiga visual em médicos oftalmologistas.
  • Sacadura-Leite E, Sousa Uva A. Manual de Saúde Ocupacional em Hospitais. Lisboa: Diário de Bordo, set. 2018 (1ªed). 1-731. ISBN 978-989-99884-6-0.Revista Brasileira de Medicina do Trabalho 2017. 15(3): 209-16.
  • Moura P, Serranheira F, Sacadura-Leite, E. Psychosocial risks in psychiatry and Anaesthesiology residents in a Portuguese General Hospital. Med Lav. 2016 Mar 24;107(2):129-40.
  • Tavares J, Sacadura-Leite E, Matoso T, Neto L, Biscoito L, Campos J, Sousa-Uva A. The importance of protection glasses during Neuroangiographies: A study on Radiation Exposure to the Lens of Primary Operator. Interventional Neuroradiology. 2016;22(3):368-371.

- Foi o representante da Ordem dos Médicos na Secção Monoespecializada de Medicina do Trabalho da união Europeia – UEMS, Membro da Direção do Colégio da Especialidade de Medicina do Trabalho e da direção de formação (2000-2002).

- Integra a Comissão Técnica de Revisão da Lista das Doenças Profissionais, como representante da ENSP/NOVA desde Abril de 2004.

- Integrou o Grupo de trabalho técnico-científico da Direção-Geral da Saúde para avaliação do risco profissional e vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a radiação ionizante, como Perito representante da ENSP/NOVA (2014-2016).

- Integrou o Grupo de trabalho técnico-científico da Direção-Geral da Saúde para avaliação do risco profissional e vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a agentes cancerígenos, mutagénicos ou tóxicos para a reprodução, como Perito representante da SPMT (2016-2018).

- Integra o Grupo de trabalho técnico-científico da Direção-Geral da Saúde para avaliação do risco profissional e vigilância da saúde dos trabalhadores expostos a fatores de risco psicossociais no local de trabalho, como Perito representante da ENSP/NOVA (2018-2020).

- Integrou o Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde (despacho 3118/2018), para elaboração de proposta de plano de ação para a promoção do bem-estar no trabalho nos organismos e entidades do Ministério da Saúde (2018).

- Fez parte da Comissão Organizadora e científica de diversas Reuniões Científicas e é Autor ou co-autor de cerca de mais de uma centena de intervenções diversas em congressos e outras reuniões técnico-científicas (a convite ou em comunicações livres).