Inês Fronteira
Políticas e Gestão dos Sistemas de Saúde Professora Associada com Agregação
Inês Fronteira é Professora Associada com Agregação na ENSP NOVA. A sua investigação centra-se na política de saúde e nos sistemas de saúde, com especial foco na força de trabalho em saúde e como este pilar do sistema de saúde pode ser fortalecido para aumentar o acesso, a eficiência e a qualidade dos cuidados. Utilizando frequentemente a epidemiologia , estuda, também, as formas de melhorar o desenho e implementação de políticas e programas de cuidados de saúde. O seu trabalho recente inclui avaliações empíricas de planeamento estratégico nas áreas da força de trabalho em saúde, educação da força de trabalho em saúde e avaliação de políticas de saúde.
Inês Fronteira é presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia. Desde 2021, é conselheira do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV). Desde 2023, é membro do Comité Consultivo Científico da European Health Management Association.
Doutora em Saúde Internacional pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical - Universidade NOVA de Lisboa (2011) e com habilitação em Saúde Pública - Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade NOVA de Lisboa (2022). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - Universidade NOVA de Lisboa (2003). Licenciada com distinção em Enfermagem (2000).
Autora de vários livros e capítulos de livros nacionais e internacionais, relatórios e outra literatura cinzenta e de mais de 30 artigos em revistas não indexadas. Conta com mais de 100 artigos publicados em revistas indexadas dos quais destaca, nos últimos 2 anos, e como 1ª ou última autora, os seguintes:
Detalhes das publicações disponíveis aqui: https://orcid.org/0000-0003-1406-4585
• Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia
• Conselheira do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida
• Membro do SAC da European Health Management Association
• Affiliated researcher of the Bandim Health Project