A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) e a Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra assinaram um protocolo de colaboração que visa implementar e desenvolver iniciativas de Prescrição Social naquela instituição. Esta parceria pioneira e estratégica vai contribuir para a promoção da saúde e prevenção da doença dos utentes abrangidos por esta ULS.
A cerimónia de assinatura contou com a presença da diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias, e do presidente da ULS, Carlos Sá, que sublinharam a importância de unir esforços entre academia e sistema de saúde para enfrentar os desafios dos determinantes sociais da saúde e promover o bem-estar da população.
“A prescrição social tem esta dupla capacidade de operacionalizar a promoção da saúde e a prevenção da doença. É uma abordagem centrada na pessoa e nas suas necessidades individuais, que valoriza os seus contextos sociais, emocionais e comunitários”, afirmou Sónia Dias, destacando que a iniciativa será especialmente relevante junto de grupos mais vulneráveis, mas com potencial de beneficiar toda a população.

Com este protocolo, a ULS Amadora-Sintra conseguirá repensar os modelos de prestação de cuidados de saúde, apostando na construção de soluções mais inovadoras e integradas. Nesta fase inicial, a Prescrição Social será implementada na Unidade de Saúde Familiar Conde da Lousã, focando-se em especial nas crianças e suas famílias em situação de maior vulnerabilidade – numa iniciativa pioneira (Connect) para esta faixa etária ao nível dos cuidados de saúde primários, e que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
A parceria contempla ainda ações de capacitação para profissionais de saúde e da área social, e outros técnicos na comunidade, bem como a avaliação do impacto das intervenções, através do trabalho conjunto com o Centro de Conhecimento em Prescrição Social da ENSP NOVA e a Rede Portuguesa de Prescrição Social.
A ENSP NOVA tem vindo a liderar o desenvolvimento e a investigação nesta área, com projetos nacionais e internacionais, e o lançamento do primeiro curso de formação em Prescrição Social no país. Este protocolo representa mais um passo na afirmação da Escola como instituição de referência na inovação em saúde pública e reforça o compromisso da ENSP NOVA com soluções integradas e sustentáveis para os desafios do setor da saúde e da sociedade como um todo.

