A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) é uma das entidades parceiras da Joint Action PRISM, uma nova iniciativa europeia que visa a prevenção e promoção da saúde mental, o reforço da literacia em saúde mental e a redução do sofrimento psicológico, assegurando o acesso atempado a cuidados e tratamentos adequados.
Financiada pelo programa EU4Health com seis milhões de euros e com uma duração de três anos, a PRISM reúne 59 parceiros de 20 países europeus, entre instituições académicas, entidades governamentais e organizações da sociedade civil. Em Portugal, a iniciativa conta com a participação da ENSP NOVA e da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, do Ministério da Saúde.
A Joint Action inclui a implementação de 61 projetos-piloto, baseados na transferência de três práticas inovadoras nas áreas da prevenção do suicídio, apoio a pessoas mais velhas, em situação de solidão e promoção do bem-estar e redução do risco psicossocial de crianças e adolescentes. Estas intervenções serão adaptadas e transferidas para diferentes contextos europeus, com o objetivo de melhorar o acesso a atividades e serviços baseados na evidência, promover cuidados centrados na pessoa e combater o estigma associado às doenças mentais.
A reunião de arranque teve lugar nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, no Centro de Conferências Euskalduna, em Bilbau, Espanha, e reuniu especialistas, decisores e representantes institucionais de toda a Europa. O evento contou com a presença de responsáveis do Ministério da Saúde de Espanha, da Comissão Europeia e de várias organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde, o Trimbos Institute, a ENUSP, a OCDE e a UNICEF.
“Projetos como o PRISM reforçam a importância da colaboração europeia na área da saúde mental e a necessidade de desenvolver soluções integradas e centradas nas pessoas, com impacto real na vida das comunidades”, destaca a diretora da ENSP NOVA, Sónia Dias, que esteve presente na reunião de arranque, juntamente com Maria João Marques, investigadora da ENSP NOVA.
Durante o encontro foram apresentados os objetivos estratégicos e os principais work packages, bem como as boas práticas a serem transferidas e implementadas nos diferentes países, entre os quais o programa Circle of Friends, de prevenção do isolamento, o programa BIZI, de prevenção do suicídio, e o programa ABC, de promoção do bem-estar e saúde mental de crianças e jovens.


A ENSP NOVA participa nesta iniciativa europeia no âmbito do seu compromisso com a promoção da saúde mental, a redução das desigualdades e o desenvolvimento de políticas públicas sustentadas em evidência científica.
A Joint Action PRISM é coordenada pela instituição Biosistemak, com o apoio técnico e científico de uma rede de parceiros europeus comprometidos em construir caminhos sustentáveis para uma melhor saúde mental em toda a Europa.