A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) acolheu um Workshop sobre prevenção do burnout, uma iniciativa do Projeto Bandua, inserida no Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior. A sessão foi dinamizada por Ana Rita Goes, docente da ENSP NOVA e coordenadora do Mestrado em Promoção da Saúde, e pelas psicólogas Catarina Pedro e Sandra Mateus, dos Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa (SAS NOVA).
O workshop, que decorreu no dia 28 de março, teve como objetivo sensibilizar os participantes para os sinais do burnout e capacitá-los com estratégias e ferramentas eficazes para a sua prevenção, através de um momento de pausa e interação.
“As universidades devem assumir-se como contextos privilegiados para a promoção da saúde, dando resposta às necessidades da sua comunidade de forma holista. A saúde mental deve ser uma preocupação em tudo o que fazemos, incluindo a forma como organizamos currículos e horários, os espaços e atividades que proporcionamos a quem cá estuda e trabalha e os apoios específicos que oferecemos”, salienta Ana Rita Goes.
A sessão iniciou-se com um conjunto de atividades de quebra-gelo, promovendo um ambiente de partilha e reflexão em grupo. Ao longo do evento, foram realizadas dinâmicas participativas que permitiram que os participantes conseguissem identificar sinais precoces de burnout e explorar ferramentas práticas para lidar com situações de stress.
Um dos momentos altos da sessão consistiu na apresentação prática de várias técnicas de relaxamento, que proporcionaram aos participantes exemplos concretos de gestão do stress no dia a dia. No final do workshop, cada participante foi desafiado a desenvolver um plano de ação pessoal para prevenção do burnout, reforçando a importância da autogestão da saúde mental no contexto académico e profissional.
“Esta sessão constitui uma das muitas atividades que estão a ser implementadas no âmbito do Projeto Bandua, que pretende proporcionar aos estudantes da NOVA um ambiente mais favorável para a sua saúde mental”, acrescenta Ana Rita Goes.
O Projeto Bandua enquadra-se numa iniciativa mais ampla da Universidade NOVA de Lisboa para o bem-estar e a saúde mental dos seus estudantes, tendo previsto mais de 70 ações destinadas a criar um ambiente académico mais saudável e inclusivo. A ENSP NOVA, ao acolher este workshop, reafirma o seu compromisso com a promoção da saúde pública e o bem-estar da comunidade académica.