O Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP) tem como missão desenvolver e promover a investigação em Saúde Pública, tendo em vista a criação de conhecimento que possa ser colocado ao serviço da melhoria da saúde das populações. O CISP, inspirado e motivado pelo esforço de compreensão dos desafios mais emergentes, atuais e complexos da Saúde Pública, responde não apenas com a ciência que produz, mas também com o estabelecimento de pontes com a sociedade e os serviços de saúde, bem como com o envolvimento no apoio aos decisores políticos e ao desenho de políticas de saúde, de acordo com as melhores práticas, a nível nacional e internacional. À semelhança das atividades da ENSP-NOVA, a investigação realizada no CISP é multi, inter e transdisciplinar, e resulta do trabalho de especialistas em áreas tão diversas como a promoção da saúde e redução das desigualdades, ciências socio-comportamentais, saúde ocupacional e ambiental, gestão e economia da saúde, epidemiologia e estatística, direito e ética, inovação, tecnologias e políticas públicas, em concreto na área da saúde. O CISP colabora com diversos centros de investigação nacionais e internacionais e é aberto a todos os investigadores que desejem contribuir para o objetivo comum de uma investigação em Saúde Pública de elevada qualidade, alinhada com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e reconhecida em Portugal e no mundo.
Coordenadora: Sónia Dias
Comissão Executiva: Sónia Dias, Rui Santana e Paulo Sousa
Grupos de Investigação:
Promoção da Saúde & desigualdades em saúde (Health Promotion & Health Inequalities)
Coordenador: Sonia Dias
A investigação em Promoção da Saúde e Desigualdades em Saúde procura aprofundar a compreensão dos múltiplos determinantes de saúde e dos fatores de mudança comportamental ao longo da vida, com enfoque na redução das desigualdades e em grupos mais vulneráveis. Com abordagem translacional, participativa, interdisciplinar e multimétodos, procura produzir evidência científica com impacto social e informar e avaliar políticas, práticas e soluções inovadoras em questões de saúde complexas com o objetivo de proteger e promover a saúde e o bem-estar.
Saúde ambiental e ocupacional (Environmental and Occupational Health)
Coordenador: Susana Viegas
A investigação em Saúde Ambiental e Ocupacional dedica-se ao estudo da exposição a diversos fatores de risco que ocorre em contexto ambiental e ocupacional e o modo como pode afetar a saúde humana. A investigação desenvolvida produz conhecimento que suporta ações técnicas e políticas dedicadas a vários sectores da sociedade que visam prevenir a exposição, os incidentes/acidentes e doenças e, igualmente, contribuir para a promoção da saúde da população em geral e do trabalhador.
Políticas de Saúde, Gestão e Serviços de Saúde (Health Policies, Management & Health Service Research)
Coordenador: Julian Perelmen
A investigação em políticas, gestão e serviços de saúde pretende responder aos principais desafios dos sistemas de saúde, nomeadamente, a equidade, a sustentabilidade e a qualidade. Avalia políticas e intervenções em termos da sua capacidade de resposta a estes desafios, e contribui para o desenho de políticas e intervenções guiadas por estes critérios. A perspetiva sobre políticas e intervenções abrange os cuidados de saúde nas suas diferentes vertentes, a saúde pública, e outros setores cuja ação é determinante para a saúde das populações. A organização e o financiamento dos cuidados de saúde representam, no entanto, uma dimensão central da investigação, numa abordagem transversal aos setores e tipo de cuidados.
Fique a par da produção científica do CISP no NOVA Research Portal.