
ELEVATE – Early detection of cervical cancer in hard-to-reach populations of women through portable and point-of-care HPV testing

O cancro do colo do útero é o quarto tipo de cancro mais comum entre as mulheres, sendo que as populações de difícil acesso em muitos países apresentam um risco mais elevado de desenvolver a doença. Programas de rastreio preventivo e vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) têm demonstrado uma redução na incidência e mortalidade associadas ao cancro do colo do útero.
O projeto ELEVATE, financiado pela União Europeia, está a realizar estudos para identificar mulheres de difícil acesso na Bélgica, Brasil, Equador e Portugal, com o objetivo de remover barreiras ao rastreio precoce e desenvolver estratégias que facilitem o seu acesso. Uma equipa multidisciplinar de especialistas da Europa e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos está a conduzir investigações fundamentais e tecnológicas para desenvolver um teste eficiente e comercializável para a deteção de infeções por HPV de alto risco nessas populações.
O objetivo final é conceber um teste portátil, compatível com auto-recolha de amostras, que forneça resultados rápidos e de fácil interpretação.
(Grant agreement number ID: 825747)

Para mais informações sobre este projeto, clique aqui.
