As publicações científicas dos investigadores da ENSP NOVA, nas suas mais diversas tipologias, bem como as suas atividades de investigação, podem ser encontradas no NOVA Research Portal.
O NOVA Research Portal espelha a investigação produzida na Universidade NOVA a partir dos dados relativos à produção científica das várias equipas e centros de investigação.
A atualização constante da produção científica relativa à ENSP NOVA é assegurada pelos Serviços de Documentação e Informação através do seu registo no Pure – Sistema de Gestão de Informação Científica da NOVA (Current Research Information System) que permite o acesso a um conjunto alargado de indicadores, como sejam a colaboração internacional, a adesão à Ciência Aberta, o compromisso com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), ou o impacto obtido pelas publicações indexadas na Scopus, entre outros indicadores complementares.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) adotou uma nova Política de Acesso Aberto, que entrou em vigor em 7 de fevereiro de 2025, de forma a tornar obrigatória a disponibilização em acesso aberto das publicações científicas resultantes de investigação por si financiada. A Política aplica-se a artigos científicos, livros, capítulos de livros e monografias e a teses de doutoramento e dissertações de mestrado.
O lançamento é acompanhado pela criação de um website de apoio, que visa ajudar investigadores e investigadoras no cumprimento da Política, ao longo de todo o processo, apoiando ao seguimento dos passos necessários até à publicação em Acesso Aberto. Nesta página existirão também ligações de acesso para um conjunto de perguntas frequentes e um documento explicativo do mecanismo de retenção de direitos.
EDIÇÕES
O núcleo Editorial e de Publicações assegura a edição das publicações editadas pela ENSP NOVA, nomeadamente o Portuguese Journal of Public Health (PJPH), competindo-lhe promover essa publicação em moldes rigorosos e de elevado nível científico. Estabelece contactos com as entidades externas envolvidas na área editorial, nomeadamente a APEL (ISBN) e a Biblioteca Nacional de Portugal (ISSN e Depósito Legal).