ENSP NOVA apresenta estudo sobre emissões na saúde
    ensp-nova-apresenta-estudo-sobre-emissões-na-saúde

    ENSP NOVA apresenta estudo sobre emissões na saúde

    Publicada: 27.02.2025

    Susana Viegas, professora da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), participou no curso “European Climate Resilient Health Systems Course”, promovido pela Columbia University e pela ASPHER, onde apresentou um case study sobre os impactos das emissões do setor da saúde na saúde humana. A sessão, integrada no painel “Health and Economic Benefits of Sustainable Health Systems”, contou com mais de 1600 participantes online.

    Este curso de 10 semanas que se destina a profissionais de saúde, gestores hospitalares e autoridades de saúde pública, entre outros Tem como objetivo fornecer conhecimentos e ferramentas para preparar os sistemas de saúde para os desafios climáticos, através da identificação e avaliação das vulnerabilidades, promover adaptação e iniciativas de health system greening.

    A intervenção da professora da ENSP NOVA, que decorreu no dia 18 de fevereiro, teve como base o artigo científico do qual também é autora, intitulado The impact of the health sector’s emissions on human health e publicado na Environmental International. O estudo contou com a colaboração de doutorados e doutorandos da ENSP NOVA e aborda um tema de crescente relevância: o impacto das emissões do setor da saúde na saúde humana e os custos económicos associados.

    O estudo estimou a carga de doença (medida em disability-adjusted life years – DALYs) e os custos associados à pegada de carbono do setor da saúde na União Europeia. Foram analisados quatro cenários distintos, sendo um deles a redução em 55% das emissões do sector da saúde, alinhado com os objetivos da União Europeia em relação à redução das emissões. Este foi o cenário que implicou uma redução mais significativa da carga de doença e respetivos custos. De acordo com o estudo, os custos associados às emissões no setor da saúde podem ascender a 25,6 mil milhões de euros, o que evidencia a necessidade de políticas de mitigação que visem a redução de emissões e de uma prática clínica mais sustentável.

    A participação neste curso consolida o papel da ENSP NOVA na investigação nas áreas da saúde ambiental e saúde pública, contribuindo para o debate internacional sobre soluções inovadoras para sistemas de saúde mais resilientes e sustentáveis.

    Outros Artigos