Projectos

Notícias e Eventos

ENSP NOVA lidera projeto internacional de gestão de recursos humanos no Uzbequistão

Publicado a 27/11/2023

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa lidera, em colaboração com a USAID a JSI Research & Training Institute e o NTP do Uzbequistão (UZB), um projeto que tem como missão apoiar a melhoria da gestão de recursos humanos no combate à tuberculose (TB) na região de Tashkent, no Uzbequistão.

O Projeto TIFA-Uzebequistão – Tuberculosis Implementation Framework Agreement, coordenado por Alexandre Lourenço, docente da ENSP NOVA, vem responder à necessidade avaliar os recursos humanos no âmbito da evolução epidemiológica da tuberculose e o desenvolvimento de serviços de ambulatório especializado, a longo prazo, naquela região, para a implementação de atividades de resposta à doença.

A equipa ENSP NOVA, que integra Isabel Albuquerque, docente ENSP NOVA e as investigadoras Joana Seringa e Blandina Dobrescu realizou, entre os dias 30 de outubro e dois de novembro, a primeira visita à região, numa missão que incluiu entrevistas a médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e coordenadores do programa da tuberculose no Hospital e Clínica Regionais de Tuberculose da Região de Tashkent.

Este projeto é representativo do âmbito de ação da ENSP NOVA na saúde global, com impacto significativo nas comunidades, sociedade e sistemas de saúde. O sucesso da sua implementação tem o potencial de estabelecer uma framework aplicável a outras regiões, não só do Uzbequistão, mas também de outros países.