Escola

Apresentação

ENSP-NOVA

Seja bem-vindo à Escola Nacional de Saúde Pública!

 

Criada em 1967, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) é uma instituição pioneira no ensino da saúde pública e da política e gestão em saúde em Portugal e na Europa, com programas exigentes adaptados aos novos desafios  e oportunidades da Saúde Pública.

A ENSP-NOVA investe hoje na promoção da saúde e na gestão e inovação das organizações de saúde, prestando serviços relevantes à comunidade através da resolução de problemas concretos da saúde dos portugueses, e dispõe de uma ampla rede de parcerias nacionais e internacionais que acrescentam valor.

A Escola tem um corpo docente reconhecido e qualificado, integrado em áreas disciplinares muito diversas, tais como epidemiologia, estatística, saúde ambiental, saúde ocupacional, promoção da saúde, política de saúde, gestão em saúde, direito da saúde e economia da saúde.

A ENSP-NOVA recebe anualmente cerca de 170 novos estudantes para cursos com duração superior a um ano (doutoramento, mestrado e especialização). Os estudantes da Escola têm formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, gestão, economia, psicologia e outras.

A Escola goza de um reconhecimento muito positivo por parte das instituições e entidades empregadoras, traduzindo-se para os estudantes num retorno em tempo útil do investimento feito na sua formação em termos de empregabilidade, aumento de remuneração e alteração de categoria profissional.

A ENSP-NOVA está ainda na génese da criação do Centro de Investigação em Saúde Pública (CISP), o primeiro centro de investigação reconhecido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia exclusivamente dedicado à saúde pública.

Espero que a informação contida nestas páginas vá ao encontro daquilo que procura e que o desafie a conhecer-nos ainda melhor.

Bem-vindo à NOVA Saúde Pública!

Prof. Doutor João A. Pereira
Diretor da ENSP-NOVA