Escola

Apresentação

ENSP-NOVA

Seja bem-vindo(a) à Escola Nacional de Saúde Pública!

Ao longo dos seus mais de 50 anos de existência, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) tem tido uma atuação preponderante no desenvolvimento da ciência da Saúde Pública.

Através de uma oferta formativa consolidada e diversificada, num ensino centrado no estudante, em estreita articulação com a investigação e com forte ligação à prática, a Escola tem promovido, desde a sua criação, a formação de uma massa crítica de profissionais altamente diferenciados. Estes profissionais distinguem-se pelas competências técnicas, científicas, transversais e capacidade para atuar, em diversos setores, nas questões de saúde pública mais complexas, num contexto global em permanente mudança.

Desenvolvemos investigação de qualidade e excelência com relevância nacional e internacional. A Escola lidera e participa em projetos de investigação de âmbito competitivo, numa cultura de investigação orientada pelos desafios atuais e futuros em saúde pública, com enfoque na inovação e no impacto societal. A produção de evidência ao serviço da melhoria da saúde e bem-estar das populações e do reforço dos sistemas de saúde é um traço distintivo da Escola, com a prioridade de traduzir a evidência em soluções adaptadas e replicáveis em diversos contextos reais, do local ao global.

Na ENSP-NOVA estamos comprometidos com a missão de serviço à comunidade, através da cooperação institucional e de parcerias intersectoriais, no reforço de competências e aprendizagens ao longo da vida, bem como no desenho, implementação e avaliação de intervenções e políticas em saúde, entre outros.

São as pessoas que fazem as instituições e o sucesso da nossa Escola é constantemente reforçado pelo dinamismo, envolvimento ativo e robustecimento da comunidade ENSP-NOVA, constituída pelo corpo docente, investigadores, staff, parceiros, e em que os nossos alunos e alumni assumem um papel de destaque.

Liderar e inovar nas diferentes vertentes da nossa atuação, tão multidisciplinares como a Saúde Pública, sempre foi, e continuará a ser, um desafio. A Escola Nacional de Saúde Pública não se alheia aos tempos em que vivemos, ao contexto afetado pela pandemia, por uma crise climática que é também social, política e económica, por conflitos de larga escala. Contamos com todos para que, juntos, possamos utilizar a ciência, a criatividade, a inovação e a tecnologia para encontrar novas abordagens para a resolução dos complexos desafios do presente e do futuro.

Este é o meu convite para se juntar à comunidade ENSP-NOVA!

 

Prof.ª Doutora Sónia Dias
Diretora da ENSP-NOVA