Cada vez mais as populações apresentam problemas de saúde, cuja resolução não depende apenas da atuação do sistema de saúde. Por exemplo, aspetos como o sedentarismo, hábitos alimentares desadequados, isolamento social e solidão, dificuldades económicas, discriminação, têm profundo impacto na saúde e bem-estar e exigem respostas de atuação multissetorial, numa abordagem de integração de cuidados centrados na pessoa.

    A Prescrição Social é uma abordagem inovadora, que permite criar ligações entre as pessoas, os cuidados de saúde e os recursos de apoio existentes na comunidade para melhorar a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

    Nesse sentido, a Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA), motivada pela crescente necessidade de gerar evidência em saúde, ativar recursos para a gestão da saúde e doença e cocriar soluções com impacto social e em saúde, com o envolvimento das pessoas, organizações e comunidades, desenvolve o centro de conhecimento Prescrição Social Portugal, com vista a impulsionar a Prescrição Social no contexto nacional.

    Prescrição Social Portugal assume um papel relevante a nível nacional e internacional, atuando em três eixos:

    • Consultoria técnico-científica no desenho, implementação, monitorização, avaliação e expansão de iniciativas de Prescrição Social;
    • Treino e reforço de competências dos múltiplos profissionais intervenientes;
    • Dinamização da Rede Prescrição Social Portugal.