ENSP NOVA acolhe Workshop de Dados em Saúde
    ensp-nova-acolhe-workshop-de-dados-em-saúde

    ENSP NOVA acolhe Workshop de Dados em Saúde

    Publicada: 07.04.2025

    A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) acolheu o Workshop de Dados em Saúde, um evento colaborativo entre Knowledge Center Public Health Impact da ENSP NOVA, o Nova SBE Health Economics & Management Knowledge Center e a Associação Portuguesa de Economia da Saúde.

    O evento, que decorreu no dia 19 de março, começou com apresentações de André Trindade, presidente do Conselho Diretivo da ACSS, IP, António Teixeira Rodrigues, diretor de Evidence and Health Solutions na ANF, e Eduarda Góis, diretora de Serviços de Estatística das Condições de Vida no INE. Os três oradores partilharam as suas experiências e os dados disponíveis nas instituições que representam. 

    Seguiram-se sessões colaborativas onde os participantes do evento debateram potenciais questões de investigação usando as bases de dados apresentadas, mediante orientação dos oradores e de um elemento da organização.

    “A disponibilização e utilização eficaz de dados em saúde são fundamentais para a tomada de decisão baseada em evidência e para a criação de políticas públicas mais informadas. Com este workshop, pretendemos não só mapear os dados existentes, mas também fomentar uma cultura de colaboração entre investigadores e instituições, garantindo que esta informação seja usada de forma estratégica para melhorar a saúde da população”, destaca Joana Alves, coordenadora do Knowledge Center Public Health Impact.

    “Este workshop demonstrou como a colaboração entre diferentes instituições pode potenciar o uso dos dados em saúde de forma mais eficaz. Queremos criar pontes entre quem produz e quem utiliza estes dados, promovendo novas oportunidades de investigação e garantindo que a informação disponível contribui para melhores políticas e práticas em saúde”, acrescenta Joana Alves.

    No seguimento do evento, a ENSP NOVA convida todos os interessados no tópico a contribuírem para a criação de um catálogo para promover mais e melhor utilização dos dados existentes em Portugal, através do preenchimento do seguinte Formulário.

    Reveja o programa aqui.

    Outros Artigos