Uma formação inovadora e especializada, desenvolvida para capacitar profissionais com as competências necessárias para liderar com eficácia projetos complexos e multidisciplinares no setor da saúde.
A 6ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Saúde é uma oportunidade única para profissionais que desejam especializar-se na gestão de projetos de alta complexidade em um dos setores mais desafiadores e dinâmicos: a saúde. Este curso foi desenhado para capacitar gestores de projeto com as mais modernas ferramentas, técnicas e metodologias, combinando uma abordagem prática com uma forte componente teórica.
Ao longo do programa, os alunos terão acesso a uma rede de mentores e especialistas reconhecidos, além de desenvolverem as hard e soft skills essenciais para o sucesso na gestão de projetos. O curso oferece ainda a possibilidade de especialização em três áreas estratégicas: Gestão de Projetos de Software, Sustentabilidade, e Internacionais, permitindo uma formação personalizada e adaptada às necessidades do mercado.
Prepare-se para enfrentar os desafios do futuro da saúde, liderar equipes multidisciplinares e conduzir projetos inovadores que geram impacto positivo. No final do curso, os alunos estarão aptos a candidatar-se à certificação IPMA/APOGEP, uma vantagem competitiva importante para qualquer profissional da área.
Objetivos:
Benefícios:
A Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Saúde é direcionada a profissionais que atuam ou desejam atuar na área de gestão de projetos, com interesse particular no setor da saúde. Este curso é ideal para:
Os alunos irão aprender programação em ambiente low-code, a opção ideal para quem não é programador ou engenheiro e não tem experiência ou conhecimentos em programação.
Com recurso à programação em blocos, os alunos irão desenvolver soluções simples tais como páginas web ou apps.
Os alunos irão aprender a analisar o impacto de projetos e negócios no meio ambiente, na economia e na sociedade; a diagnosticar e implementar projetos de inovação decorrentes da Agenda 2030 definida pelos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e a reconhecer a importância de uma gestão sustentável de recursos, ao longo do ciclo de vida de um projeto, nomeadamente, através dos princípios de economia circular.
Os alunos irão contactar com entidades dedicadas à cooperação para o desenvolvimento internacional, compreender as especificidades da gestão de projetos internacionais, desenvolver competências de análise, envolvimento e gestão de parceiros, de liderança e de gestão de equipas, conhecer diferentes modelos de cooperação internacional e as novas tendências na gestão de projetos internacionais.
Com grande enfoque em estudos de caso da saúde pública, os alunos irão conhecer as especificidades do setor, desenvolver o pensamento crítico, estratégias de maximização de oportunidades e minimização de riscos, e exercitar as competências relevantes para a liderança de projetos neste setting específico.
Para além de hard skills, será trabalhado durante o programa um conjunto alargado de soft skills, estratégias e técnicas de comunicação assertiva para uma grande variedade de contextos e audiências.
Ao longo do curso, os participantes irão contactar com reputados académicos, gestores de projeto, gestores de programas e de portfólio, responsáveis de gabinetes de suporte à gestão de projetos, irão conhecer as dinâmicas das organizações tradicionais e das orientadas a projetos e compreender os desafios da gestão de projetos no setor da saúde. Irão aprender com reputados professores da Escola – peritos nas suas áreas – e com um grupo alargado de oradores com elevada experiência em gestão de projetos e portfólios. No âmbito das parcerias formalizadas com empresas, associações e fundações terão ainda acesso a uma rede de mentores que irão acompanhar os projetos finais de curso.
O curso está estruturado de modo a proporcionar aos alunos uma formação avançada em gestão de projetos, construída a partir da melhor evidência disponível, estando fortemente suportado em metodologias práticas, que permitem aos estudantes com diferentes graus de experiência aufiram de oportunidades dinâmicas para exercitar e aplicar os conhecimentos adquiridos durante o programa.
O curso está organizado de forma a que os alunos que o desejem se possam candidatar à certificação IPMA/APOGEP em gestão de projetos na categoria de Certified Project Management Associate.
Abrão Kulaif (NOVA SBE) | Gonçalo Mota (ENSP NOVA) | Gonçalo Rijo (UNL) | João Pequenão (Inetum) | Paulo Sousa (APOGEP) | Tiago Dias (EPD)
PROJETO ColoRIR
O ColoRIR, da autoria de Filipa Barata, Andreia Ferreira, Jeanete Calderón e Joana Osório, alunas da Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Saúde da ENSP NOVA, foi o grande vencedor do NOVA ImpACT! Challenges.
O projeto ColoRIR vem contribuir para o combate a um grave problema de saúde pública que são as Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). As IACS são infeções adquiridas pelos doentes durante cuidados e procedimentos de saúde. De acordo com a DGS, a taxa de prevalência de IACS em Portugal é de 7,6% ao ano, representando 9 dias extra de internamento por doente, com um importante encargo económico e uma taxa de mortalidade associada de 15,7%. Estas infecções são um grande e evitável desafio de saúde pública.
PROJETO eBREATHIE
Ana Rita Constante, Diana Gonçalves, Elsa Inocêncio, Inês Sampaio, alunas da Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Saúde da ENSP NOVA, vencem NOVA impACT! Challenges com o projeto “Easy Breathie”.
eBreathie is a new smart-inhaler coming to empower asthma patients on the management of their disease, giving them a better quality of life!
O projeto propõe-se a diminuir as dificuldades na utilização de dispositivos terapêuticos inalatórios (usados no tratamento de várias doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crónica) através da criação de um dispositivo médico conectável e adaptável aos próprios inaladores. Este dispositivo irá monitorizar quando a medicação é feita, mas também irá avaliar como ela é feita (dando uma perspetiva da sua eficácia). Toda a informação recolhida será partilhada com o próprio doente através de uma aplicação, de modo a que este tenha mais controlo sobre a sua própria doença, mas irá também oferecer a possibilidade de a partilhar com o seu médico, facilitando deste modo a comunicação à distância com os serviços de saúde.
Conheça melhor este projeto aqui.
Teoria de Gestão de Projetos
4
Avaliação Financeira e de Risco em Projetos
3
Agile e Ferramentas de Gestão de Projetos
6
Competências Individuais e Organizacionais em Gestão de Projetos
5
Cooperação Internacional
2
-
Online (maioritariamente)
6ª feira | 14h30 - 20h10 e Sábado | 9h30 - 13h10
Tronco comum (unidades curriculares obrigatórias): 12 janeiro a 16 maio
Especializações (unidades curriculares opcionais): 16 de maio a 12 de julho
Seis das sessões do curso serão obrigatoriamente presenciais, com as mesmas a serem realizadas nas instalações da ENSP NOVA, na Avenida Padre Cruz, em Lisboa. A plataforma moodle será utilizada para disponibilizar todos os recursos de apoio aos estudantes, bem como para a submissão dos trabalhos de avaliação.
As candidaturas a este curso estão atualmente fechadas.
- 11 Dezembro
- 13 Dezembro
2 Janeiro - 3 Janeiro
O pagamento poderá ser feito na totalidade, no ato de matrícula, ou de acordo com o seguinte faseamento:
Coordenadora da Gestão do PRR nos CSP | ARS - LVT
Este curso permitiu-me consolidar conhecimento que tinha apenas da experiência. Articular teoria com prática, e aplicá-la de imediato no meu dia-a-dia. Agora consigo planear, avaliar e comunicar projetos de uma forma mais eficiente. A troca de experiências com colegas e professores foi extremamente gratificante. Neste percurso conheci outras realidades, que me fizeram crescer pessoal e profissionalmente. Enriqueci a minha formação, e tornei-me uma profissional mais completa, preparada e confiante. Mais capaz de conseguir impactar positivamente as decisões que fazem a diferença.
Este curso permitiu-me consolidar conhecimento que tinha apenas da experiência. Articular teoria com prática, e aplicá-la de imediato no meu dia-a-dia. Agora consigo planear, avaliar e comunicar projetos de uma forma mais eficiente. A troca de experiências com colegas e professores foi extremamente gratificante. Neste percurso conheci outras realidades, que me fizeram crescer pessoal e profissionalmente. Enriqueci a minha formação, e tornei-me uma profissional mais completa, preparada e confiante. Mais capaz de conseguir impactar positivamente as decisões que fazem a diferença.
Coordenadora da Gestão do PRR nos CSP | ARS - LVT
Esta formação preza não só pela qualidade do conteúdo teórico, mas também pelo contacto próximo que promove com key players no sector da saúde, a nível nacional e internacional. O facto de trabalhar em conjunto com alunos e mentores externos para o desenvolvimento de um projeto em saúde promove as competências de trabalho em equipa e de compromisso, competências essenciais em gestão de projetos. Por fim, o acompanhamento e disponibilidade demonstrados por parte do corpo docente é um ponto extremamente positivo nesta pós-graduação.
Coordenador de Investigação Clínica na CUF | Membro do projeto IPEC, finalista no H-INNOVA: HEALTH INNOVATION HUB – Call for Projects 2024
Inscrevi-me neste curso durante uma fase de transição da minha carreira, onde senti a necessidade de aprofundar competências em gestão de projetos. Após vários anos de investigação científica e colaboração na gestão de projetos de investigação, percebi que precisava das bases sólidas e o conhecimento que encontrei nesta pós-graduação. O corpo docente e professores convidados foram simplesmente magníficos e dedicados, e tivemos colegas de diversas áreas do setor da saúde que no conjunto tornaram a aprendizagem muito dinâmica e estimulante. O método baseado em projetos deu-me uma visão prática da gestão, desde a proposta até à conclusão, com uma excelente mentoria que enriqueceu toda a experiência. As ferramentas e metodologias aprendidas foram fundamentais para a minha transição para Project Manager de um projeto europeu, e deram-me o entusiasmo e as competências necessárias para enfrentar futuros desafios.
Project Manager | ITQB-Universidade Nova (Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier)
Medical Case Manager | Membro do projeto IPEC, finalista no H-INNOVA: HEALTH INNOVATION HUB – Call for Projects 2024
O programa desta Pós-Graduação estimula fortemente o empreendedorismo e o “fazer acontecer”. Para além da excelente bagagem teórica, é muito “hands-on” dando a oportunidade de aplicar os conceitos adquiridos no desenvolvimento do nosso próprio projeto. A experiência foi enriquecida pela mentoria de empresas de renome a atuar no mercado nacional e internacional, oferecendo uma visão abrangente do setor. Além disso, o curso prepara para uma possível certificação IPMA. É, sem dúvida, uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional num ambiente ideal para desenvolver networking.
O programa desta Pós-Graduação estimula fortemente o empreendedorismo e o “fazer acontecer”. Para além da excelente bagagem teórica, é muito “hands-on” dando a oportunidade de aplicar os conceitos adquiridos no desenvolvimento do nosso próprio projeto. A experiência foi enriquecida pela mentoria de empresas de renome a atuar no mercado nacional e internacional, oferecendo uma visão abrangente do setor. Além disso, o curso prepara para uma possível certificação IPMA. É, sem dúvida, uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento profissional num ambiente ideal para desenvolver networking.
Medical Case Manager | Membro do projeto IPEC, finalista no H-INNOVA: HEALTH INNOVATION HUB – Call for Projects 2024
Entre em contacto connosco para mais informações