Escola

Política da Qualidade

ENSP-NOVA

A Escola Nacional de Saúde Pública, enquanto unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, contribui ativamente para o desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema interno de monitorização e avaliação da qualidade da NOVA,

O NOVA SIMAQ segue uma abordagem do ciclo de gestão PDCA (Planear, Executar, Verificar e Atuar), durante a qual são produzidas evidências da eficácia do sistema, dentro desta politica.

Para concretizar a sua missão, a ENSP-NOVA orienta a sua atuação pelos seguintes princípios e compromissos:

  • Fornecer um serviço de excelência nas áreas do ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, adequando continuamente os seus esforços para ir ao encontro das necessidades das partes interessadas nestas matérias;
  • Assegurar a qualidade dos cursos e formações prestadas, tendo por orientações as diretrizes da A3Es e os princípios da NOVA;
  • Avaliar a satisfação de toda a comunidade da ENSP NOVA de modo a desencadear as ações de melhoria visando a primazia dos serviços prestados;
  • Promover a apropriada gestão dos recursos financeiros, humanos e de infraestrutura, assegurando a competência e valorização dos seus colaboradores e a adequação do ambiente de trabalho para operacionalização dos seus processos;
  • Promover a formação dos colaboradores, de forma a desenvolver as suas competências e capacitação, considerando os objetivos estratégicos da ENSP NOVA;
  • Assegurar o funcionamento e promover sistematicamente a melhoria continua do Sistema de Gestão da Qualidade NOVA-SIMAQ na Escola Nacional de Saúde Pública, baseando-se no cumprimento dos requisitos da A3ES e da NP EN ISO 9001;
  • Analisar e rever periodicamente a adequação, aplicabilidade e continua eficácia da Política e Objetivos da Qualidade, face aos resultados de desempenho do Sistema Interno de Gestão da Qualidade;
  • Disponibilizar esta Política da Qualidade às partes interessadas, sempre que solicitada.

 

A aplicação da presente Política constitui responsabilidade individual e coletiva dos todos os colaboradores da ENSP NOVA.

 

 

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE (CAQ)

Prof. Doutor Rui Santana, Subdiretor Responsável da Qualidade, que preside;

Prof. Doutor Florentino Serranheira, Responsável do domínio Ensino-Aprendizagem;

Prof. Doutor Julian Perelman, Responsável do domínio lnvestigação;

Prof. Doutor Paulo Sousa, Responsável do domínio Internacionalização;

Prof. Doutora Carolina Santos, Responsável do domínio Criação de Valor;

Dr. Daniel Brás, estudante representante do 3º Ciclo de Estudos;

Drª. Ewa Veiga, estudante representante do 2º Ciclo de Estudos;

Dr. Rodrigo Paulino, Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade.

 

 

ENSP   NOVA

Relatório de Autoavaliação Institucional

 

Programa de Doutoramento Ciências e Tecnologias da Saúde e Bem-estar

 

Programa de Doutoramento em Saúde Pública

 

Programa de Doutoramento em Global Public Health

 

Programa de Doutoramento Erasmus Mundus PHOENIX EM JDP Dynamics of Health and Welfare

 

Mestrado em Saúde Pública

 

Mestrado em Gestão da Saúde

 

Mestrado em Saúde Ocupacional

 

Mestrado em Promoção da Saúde

 

Mestrado em Epidemiologia Bioestatística e Investigação em Saúde

 

 

 

Elogios, Sugestões e Reclamações

Na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) a sua opinião é importante.
Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação por favor preencha o seguinte formulário:

 

 

 

 

             

 

A ENSP NOVA é a primeira instituição portuguesa a receber a acreditação da Agency for Public Health Education Accreditation (APHEA). A acreditação é válida até 2027. Consulte mais informação sobre esta acreditação aqui.

 

Para além disso, vários cursos da ENSP-NOVA contam com acreditações internacionais:

 

Mestrado em Gestão da Saúde

 

Mestrado em Promoção da Saúde

 

Mestrado em Saúde Pública

 

Digital Health Executive Course

 

 

A ENSP-NOVA aplica anualmente um questionário junto da sua comunidade académica (estudantes, docentes,  investigadores e não docentes) para aferir a satisfação global em relação a diversos aspetos da Instituição.

 

RESULTADOS

Questonário de Satisfação Global da ENSP NOVA - 2021
Questionário de Satisfação Global da ENSP NOVA – 2020
Questionário de Satisfação Global da ENSP NOVA - 2019

Consulte os relatórios de avaliação da qualidade do Ensino disponíveis na intranet da ENSP-NOVA.

 

 

 

 

 

 

 

 


ELOGIOS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES

Na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA) a sua opinião é importante.

Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação por favor preencha o seguinte formulário:

 

 

 

 

INOQPHE – INNOVATION FOR QUALITY IN PUBLIC HEALTH EDUCATION

No âmbito de uma candidatura ao SAMA 2020 -  Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, a ENSP NOVA encontra-se a desenvolver o projeto InoQPHE – Innovation for Quality in Public Health Education, que tem como objetivos garantir que os serviços digitais sejam mais simples, acessíveis e inclusivos, de forma a potenciar a sua utilização por todos os cidadãos. Procura-se igualmente obter eficiências que potenciem a redução de custos, nomeadamente, através de uma maior partilha de recursos, tornando sustentável a transformação digital da ENSP NOVA.

Consulte a Ficha de Projeto do InoQPHE.

 

NOVA SIMAQ

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) iniciou em 2018 o processo de implementação do seu sistema de gestão da qualidade. Este insere-se, em termos globais, no desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA, de forma a garantir práticas de qualidade organizacional das atividades de educação, investigação e serviços à comunidade da ENSP NOVA.

Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 decorreu um trabalho de diagnóstico, redefinição e implementação dos principais processos e procedimentos internos da ENSP NOVA em todas as suas atividades. Este foi dinamizado pelo Gabinete de Gestão da Qualidade e realizado em parceria com o Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ), envolvendo toda a comunidade ENSP NOVA. Para além da elaboração do manual de procedimentos interno, foram realizadas ações de formação aos colaboradores, contribuindo desta forma para a prática atual e futura de uma filosofia de melhoria continua de todo o trabalho realizado.