Qualidade

    A ENSP NOVA, enquanto unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa, contribui ativamente para o desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA.

    O NOVA SIMAQ segue a abordagem do ciclo de gestão PDCA (Planear, Executar, Verificar e Atuar), através do qual são produzidas evidências do funcionamento do sistema e introduzidas ações de melhoria, sempre que necessário.

     

    Para concretizar a sua missão, a ENSP NOVA orienta a sua atuação pelos seguintes princípios e compromissos:

    • Fornecer um serviço de excelência nas áreas do ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, adequando continuamente os seus esforços para ir ao encontro das necessidades das partes interessadas nestas matérias;

    • Assegurar a qualidade dos cursos e formações prestadas, tendo por orientações as diretrizes da A3ES e os princípios da NOVA;

    • Avaliar a satisfação de toda a comunidade da ENSP NOVA, de modo a desencadear as ações de melhoria necessárias visando a excelência dos serviços prestados;

    • Promover a apropriada gestão dos recursos financeiros, humanos e de infraestrutura, assegurando a competência e valorização dos seus colaboradores e a adequação do ambiente de trabalho para a operacionalização dos seus processos;

    • Promover a formação dos colaboradores, de forma a desenvolver as suas competências e capacitação, considerando os objetivos estratégicos da ENSP NOVA;

    • Assegurar o funcionamento e promover sistematicamente a melhoria contínua do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade na Escola Nacional de Saúde Pública, baseando-se no cumprimento dos requisitos da A3ES e da NP EN ISO 9001;

    • Analisar e rever periodicamente a adequação, aplicabilidade e contínua eficácia da Política e Objetivos da Qualidade, face aos resultados de desempenho do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade;

    • Disponibilizar esta Política da Qualidade às partes interessadas, sempre que solicitada.

     

    A aplicação da presente Política constitui responsabilidade individual e coletiva de todos os colaboradores da ENSP NOVA.

    COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE QUALIDADE

     

    Doutor Rui Santana, Subdiretor Responsável da Qualidade, que preside;

    Doutora Sílvia Lopes, Responsável do domínio Ensino-Aprendizagem;

    Doutor Julian Perelman, Responsável do domínio Investigação;

    Doutor Paulo Sousa, Responsável do domínio Internacionalização;

    Doutora Teresa Magalhães, Responsável do domínio Criação de Valor;

    Dr. Francisco Madeira, Estudante representante do 3º Ciclo de Estudos;

    Dra. Margarida Máximo, Estudante representante do 2º Ciclo de Estudos;

    Dr. Rodrigo Paulino, Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade.

    ACREDITAÇÕES INTERNACIONAIS

    Acreditação do Institutional Evaluation Programme (IEP) da European University Association
    ACREDITAÇÃO DE CICLOS DE ESTUDOS
    RECONHECIMENTOS DE NÍVEL

     

    Nos termos do nº 3, do artigo 18º , do Decreto-Lei nº 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, publica-se:

    ELOGIOS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES
     

    Na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP NOVA) a sua opinião é importante.

    Para apresentar um elogio, sugestão ou reclamação por favor preencha o seguinte formulário:

    Formulário para Elogios, Sugestões e Reclamações
    SATISFAÇÃO GLOBAL
     

    A ENSP NOVA aplica anualmente um questionário junto da sua comunidade académica (estudantes, docentes, investigadores e não docentes) para aferir a satisfação global em relação a diversos aspetos da Instituição.

    PROJETOS
     
    INOQPHE – INNOVATION FOR QUALITY IN PUBLIC HEALTH EDUCATION

     

    No âmbito de uma candidatura ao SAMA 2020 – Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública, a ENSP NOVA desenvolveu o projeto InoQPHE – Innovation for Quality in Public Health Education, com o objetivo de garantir serviços digitais mais simples, acessíveis e inclusivos, de forma a potenciar a sua utilização por todos os cidadãos. Procurou-se igualmente obter eficiências que potenciassem a redução de custos, nomeadamente, através de uma maior partilha de recursos, tornando sustentável a transformação digital da ENSP NOVA.

    Para consultar a Ficha de Projeto do InoQPHE, clique aqui.

     

    NOVA SIMAQ

     

    No âmbito do desenvolvimento do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA, a Escola Nacional de Saúde Pública iniciou em 2018 o processo de implementação do seu sistema de gestão da qualidade. Este sistema é uma ferramenta essencial para a garantia da excelência nas atividades desenvolvidas ao nível do ensino, da investigação e da prestação de serviços à comunidade.

    Entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 decorreu um trabalho de diagnóstico, redefinição e implementação dos principais processos e procedimentos internos da ENSP NOVA. Dinamizado pelo Gabinete de Planeamento e Gestão da Qualidade, foi realizado em parceria com o Instituto da Soldadura e Qualidade (ISQ) e envolveu toda a comunidade ENSP NOVA. Para além da elaboração do manual de procedimentos interno, foram realizadas ações de formação aos colaboradores, procurando disseminar, por todos, práticas de melhoria contínua e a adoção de uma cultura de qualidade.